RECURSOS INFORMACIONAIS II
AULA 02 - 21/03/11

A aula começou com alguns informes da Professora Brasilina referente ao calendário de aula e posteriormente foi aberta aos alunos para a exposição de suas considerações sobre os dois textos dados e os vídeos da aula anterior.
Tendo sido reflexionado o papel do bibliotecário e as novas mídias digitais e seu papel no mundo atual. Não se traçou um paralelo maniqueísta entre o que é bom ou mau, o digital ou analógico, mas foi exposto que um origina do outro, sendo que um é um aperfeiçoamento de outro.
A explanação da Prof. Brasilina começou com as origens dos computadores, que de inicio foram criados com fins militares, e que só na decada de 80 tornaram-se portáteis e pessoais, começando assim uma revolução na forma de acesso a informação.
O universo das bases de dados é enorme, podendo elas ser só referenciais ou de textos completos, bases numéricas ou estatisticas, base de dados de patentes, etc.

Analisando outros trabalhos postados no portal do NEXUS, principalmente o de dados numéricos, que é o grupo no qual participo, pude ter uma compreensão preliminar sobre o assunto na qual destaco a seguinte citação.
"Contém séries estátisticas ou dados numéricos. Em certos casos os dados numéricos podem ser  manipulados para produzir tabelas ou gráficos. Elas também podem incluir dados textuais."

© 2017 - 2025 by NeoCyber.