Divisão dos grupos de trabalho para apresentação dos seminários.

Discussão dos posts nos blogs da última aula.

Transformações do universo informacional acarretam instantaneamente mudanças no papel do profissional da informação. Como se adaptar?

 

Discussão da história da criação do computador. A função inicial dessa máquina era efetuar cálculos de balística para auxiliar na guerra.

Eram máquinas grandes e complexas,  as quais só eram manuseadas por engenheiros especializados e não por qualquer pessoa, como hoje em dia.

Hoje em dia, a denominação usuário está ultrapassada. Há uma nova denominação chamada “prosumer”, que mistura producer com consumer.  Afinal, as pessoas não mais apenas usam a informação, como também não só consomem esse bem, nem apenas produzem; mas, ao mesmo tempo, consomem e produzem. 

Vídeo sobre o funcionamento do computador, explicando por exemplo como a letra que apertamos no teclado chega à tela do Microsoft Word.

Muitos  001101001101 que muitas pessoas nunca vão entender... Uma complexidade interessantíssima

 

Surgimento das bases de dados, que possuem como objetivos fornecer informação atualizada, precisa e confiável e de acordo com a demanda dos usuários.

Isso viabiliza a informação e oferece mais acesso à produção de informação

Lembrando que (na nossa área): Um conjunto de bases de dados forma um banco de dados.

 

Evolução das bases de dados (retirado do antigo nexus)

1951 - Bases de dados numéricos

1960 - Bases de dados bibliográficos

1970 - 10 Bases disponíveis em 2 Bancos de dados (acesso on line)

1986 - Bases em suporte de CD-ROM

1990- 3.200 Bases hospedadas em mais de 40 Bancos de Dados (acesso em rede): Dialog (+ 380 Bases) ; Orbit (+ 80 Bases) ; Questel (+ 40 Bases)

2000 - Milhões de computadores ligados em rede. - Globalização da informação.

Grandes serviços de informação surgidos nesse novo universo digital, porém vieram diretamente do universo editorial impresso.

Hoje = bases cada vez mais multimídicas

 

Exploramos bases de dados dos mais diferentes tipos: bibliográficos, catalográficos, diretórios, numéricos, texto completo, multimídia, gráficos, teses, periódicos, normas técnicas, etc, etc... Alguns dos tipos que serão abordados pelos seminários.

 

ISI – Institute for Scientific Information

Engloba várias bases de dados localizadas em uma plataforma denominada Web of Knowledge, e compreende mais de 16 mil títulos de revistas, livros e anais de congressos internacionais. 50% de seu acervo é periódico.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.