AULA DE 28/03/2011: Aula 3 - Recursos de Busca na Internet

VÍDEOS:
Buscadores en internet
Comparando resultados entre buscadores
Buscadores na internet
Cadastrando seu site nos buscadores
Serviços Google

ATIVIDADES:
1. Internet
2. Buscadores (Browsers)
3. Conteúdos abertos e Wikipedia

Interface:
O dicionário define interface como o conjunto de meios planejadamente dispostos sejam eles físicos ou lógicos com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.
Pode ter o significado, na ciência da computação, de um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos hardwares e os ajuda a trocar dados de maneira confiável. Pode ter o significado, na Informática, de interconexão entre dois equipamentos que possuem diferentes funções e que não se poderiam conectar diretamente, como, p. ex., o modem. (Fonte: Wikipedia)

Internet:
A Internet é uma rede global de informações, em espaço ilimitado e presente em várias comunidades. Essa rede é imensa, dinâmica, sem possibilidade de domínio de todos seus detalhes. É o segundo maior sistema de comunicação existente no universo superado em alcance e volume de tráfego apenas pelo sistema mundial de telefonia.

Websites:
Conjunto de páginas (webpages e homepages) agrupadas por um mesmo assunto propósito ou objetivo, podendo ser de uma instituição, empresa ou indivíduo. Estas páginas podem ou não estar alocadas dentro de um mesmo servidor.
Critérios de avaliação: descrição, público-alvo, alcance, conteúdo, estrutura da informação, interativdade, apresentação.

Buscadores:
Os buscadores de maior popularidade são o Google, Yahoo! e MSN Search, este último da Microsoft. Eles se destacam por agregar algoritmos de busca eficientes, oferecer bases diferenciadas para buscas mais específicas, e outras funções. Os três possuem uma base de dados dedicada à indexação de imagens.
Estudos recentes demonstram que o Google recupera cerca de 20%  a 30% de toda a informação disponível na web. A informação proprietária , que é diferente da informação open acess, não é recuperável pelos buscadores.

Navegadores:
Tema de rumores por anos, a suposta investida do Google no mercado de navegadores se concretiza: a empresa anuncia e lança o Chrome, um navegador 'projetado do zero' e com a promessa de ser mais rápido, seguro e estável que os concorrentes. Um de seus destaques é a estrutura de processamento do programa, em que cada aba roda um processo em paralelo, o que pouparia recursos do sistema e preveniria vazamentos de memória e travamentos do computador.

As janelas para a rede
Bibliotecas do futuro

GOOGLE BOOKS E O FUTURO DOS LIVROS

O site de buscas Google nunca usou de modéstia para anunciar seus objetivos. Quando estreou, sete anos atrás, a empresa criada pelos americanos Sergey Brin e Larry Page afirmou que não queria nada menos do que "organizar o caos de informações da internet". Agora, ao lançar uma ferramenta que permite vasculhar o conteúdo de livros digitalizados, o Google recorre a linguagem semelhante: seu propósito é "tornar acessível a qualquer internauta o texto de todos os livros do
mundo". O serviço foi batizado de Google Book Search.
Num futuro próximo, quando o usuário digitar a palavra "geografia" na página do Google, não terá acesso apenas aos links sobre o assunto. Além deles, aparecerá na tela uma bibliografia básica a respeito do tema. Clicando sobre um dos livros, o usuário terá duas alternativas. Se a obra for de domínio público, poderá imprimi-la na hora. Se estiver protegida por direito autoral, será encaminhado a uma loja (real ou virtual) na qual possa adquiri-la.

Postado em 28/03/2011 por Adriana Rodrigues, às  10:30, ECA/USP

© 2017 - 2025 by NeoCyber.