Aula dia 28/03

 

Relacionamento do indivíduo com a tela do computador = formação de interfaces = necessidade de uma superfície de contato que fosse intuitiva e, ao mesmo tempo, eficiente.

Antes, havia a necessidade de existir um mediador entre o indivíduo e o computador, trabalho exercido por analistas de sistema ou engenheiros especializados. Nessa situação, o indivíduo era considerado USUÁRIO, pois possuia interação mínima com a máquina, apenas usando seus serviços de maneira passiva.

Hoje em dia, existe cada vez mais o processo de desintermediação, causando uma revolução nessa área com as interfaces intuitivas e amigáveis que oferecem autonomia aos indivíduos no que se refere ao relacionamento com o computador.

Esse processo começou em 1984 e, portanto, é consideravelmente recente.

 

Existem estudos que mostram que o Google recupera apenas de 20 a 25% do que existe na web. Por isso, existe um conceito chamado hidden web, composta pelos 70,80% das páginas que o Google não localiza. Essas páginas são, por exemplo, páginas pagas e particulares , bases de dados pagas.

Um bom buscador para essa hidden web é o BlindSearch.

Critérios de avaliação de websites: descrição, público, confiabilidade, alcance, conteúdo, estrutura da informação, interatividade, apresentação gráfica.

Importância da estabilidade dos sites, isto é, confiança de que ele continuará no ar e sendo atualizado frequentemente. No universo digital, esse panorama é mais mutável do que no meio impresso.

NOTA: levar esses dados em consideração na elaboração dos seminários = quem mantém o site, quem produz a informação.

Exemplo: o Scielo efetua atualização toda semana, sinal de que a informação ali encontrada estará sempre em dia.

 

A evolução da Web (1.0, 2.0, 3.0, e assim por diante até a estimativa para a web 4.0). Percebem-se mudanças no foco do uso da internet pelos indivíduos, e também a ampliação desse uso pelos usuários ao redor do mundo.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.