Postagem realizada em: 04/04/2011 às 11:03:07 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Edson Alves Santana

Aula 04 - 04/04/11
Seminário: Bases de Dados Referênciais e Patentes
Base de dados é uma coleção de registros similares e inter-relacionados organizados de forma ser possível sua recuperação.
O objetivo das bases de dados é oferecer a informação de forma rápida e precisa e atualizada.
As promeiras base de dados tem origem em 1940, que eram bases de dados numéricos com fins militares. Em 1967 se cria o primeiro sistema bibliográfico que proporciona o intercâmbio de dados através de fitas magnéticas.
OCLC (Ohio College Library Center)
Em 1986 surgem as primeiras bases de dados distribuidas em CD-ROM. Na décade de 90 inicia-se um "boom" das bases de dados graças ao desenvolvimento das novas tecnologias. A parti do ano 2000, com o crescimento da internet as bases de dados começaram a ficar mais amigáveis podendo assim ser mais utilizadas.
No começo os grandes distribuidores de bases de daods eram os grandes grupos editoriais que retinham as informações bibliográfica das quais se alimentavam as bases.
Tipos de bases de dados referenciais:
- Bases de dados bibliograficos
- Bases de dados de fontes
Cobertura temática
- científico-tecnológico
- economico-empresarial
- meios de comunicação
- ambito politico-administrativo e jurídico
- âmbito sanitário
- Interesse público
Para a área das ciência "duras" a credibilidade das fonte é imprescindivel. Fontes de informação são uma coisa séria, não que se deva desconsiderar por completos outras fontes cooperativas mas é preciso saber escolher.
Existem distribuidores de bases de dados que através de uma unica assinatura disponibiliza uma série de outras bases de dados relacionadas.
O seminário apresentado pelo grupo foi muito bom, o grupo expos de forma concisa e elegante todo o conteúdo programático do seminário atendendo as carências informacionais dos alunos, informações imprescindiveis para a formação academica e para principiar uma nova pesquisa nas areas discutidas.