Postagem realizada em: 20/10/2011 às 20:29:53 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Jessica Manfrim de Oliveira
Seminário: Controle Bibliográfico e Bibliografia
A definição de bibliografia para Santos e Ribeiro, em Acrônimos, siglas e termos técnicos, é: “uma lista de livros, artigos, documentos, publicações e outros itens geralmente sobre um único assunto ou assuntos relacionados; [...] conjunto de referências através das quais é possível identificar publicações”.
Segundo Campello e Magalhães, o controle bibliográfico “pressupõe um domínio completo sobre os materiais que registram o conhecimento, objetivando sua identificação, localização e obtenção”. Com o aumento do registro da informação, o controle bibliográfico passou a lidar com grandes quantidades de materiais e se tornou utópico um controle total hoje. Paul Otlet tentou no final do século XIX, começo do XX. Essa idéia de controle bibliográfico é muito forte em países desenvolvidos.
Alguns exemplos dessa tentativa de controle, apresentados no seminário, são: os boletins bibliográficos, como os da Biblioteca Mário de Andrade, Bibliografia Brasileira de Ciência da Informação, Bibliografia Brasileira Mensal, etc.