São Paulo, 07/03/2012

Comentário sobre o "Pequeno Guia de Obras de Referência sobre História Geral", de Jessica Manfrim de Oliveira e Carlos Roberto Gomes Filho. (Matutino)


Mesmo explorando um tema comum, o “Pequeno Guia de Obras de Referência sobre História Geral” publicado por Carlos e Jessica se sobressai por vários motivos.   

- Pela breve, mas interessante introdução, em que o conceito de História é realçado, destacando-se entre as citações, a de Boris Fausto:

“(...) não chega a ser cidadão quem não consegue se orientar no mundo em que vive, a partir do conhecimento da vivência das gerações passadas.”

- Chama a atenção o “tour” que os autores deixaram explícito para descrever os “labirintos” da Biblioteca Florestan Fernandes, enfatizando, assim, seus exagerados números: área de 6.200m2, 45 funcionários, 387.212 livros (sem contar os periódicos)...

 - Pela organização cronológica e por interessantes variações temáticas das obras listadas, assim, auxiliando o leitor a se situar em seu tempo histórico, bem como as próprias obras. As primeiras obras são de dicionários de conceitos utilizados em História, em seguida História Antiga e Medieval, em seguida as Guerras de Religião, História de Portugal, uma Enciclopédia do Iluminismo e, por fim, várias obras de História Contemporânea.   

- Por último, bem elaboradas, as fichas das obras, tem uma estrutura (cores, letras, etc) agradável para a leitura, sobressaindo-se os úteis - mesmo sintéticos -, dados sobre os autores das obras, muitos deles, sem dúvida, selecionados por quem já tem um conhecimento acumulado na área História.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.