Postagem realizada em: 14/05/2007 às 21:29:38 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Sandra Carvalho Mancini
Data: 14 de maio, 2007.
Apresentação do seminário de Bases de dados do ISI:
O grupo fez uma boa apresentação, abordando muito bem o site da ISI, com alguns exemplos.
O O Institute for Scientific Information (ISI), foi criado em 1958 nos EUA, e possui produtos e serviços oferece dirigidos a atender as necessidades informacionais de pesquisadores dos diferentes campos do conhecimento, sempre buscando o maior nível dos conteúdos informacionais.
Oferece produtos e serviços, como: Índices de citação de artigos dos principais títulos de periódicos; índices de conteúdos de livros, de anais de eventos e de revisões científicas; análise de títulos de periódicos; fornecimento de documentos e texto completo de artigos, etc.
Os índices de citação servem como ferramenta de trabalho tanto para a recuperação da informação como servir de base para estudos bibliométricos.
O resultado das buscas são apresentadas cronologicamente, por relevância, autor ou título do periódico.
Servindo como base de apoio a muitos profissionais diurante muitos anos, o ISI divulga os sumários mais importantes através da edição do "Current Contents".
O "Journal Citation Report serve como ferramenta auxiliar ao pesquisador na determinação de títulos de periódicos para publicação de seus trabalhos e ao bibliotecário para avaliação da coleção de periódicos da biblioteca. Mais tarde, a Thompson, comprou a ISI, incorporando-a na seu leque de base de dados. A historia de Thomson começa com o establecimento da empresa Institute for Scientific Information, com o objetivo de proporcionar acesso á informação de relevância. Com o o Web of Knowledge ,disponibiliza informação científica de qualidade, abrangendo informações atuais e mais antigas.
O grupo também navegou no site da ISI Proceedings, que ajuda os pesquisadores a acessar a literatura das mais importantes conferências, simpósios, seminários, colóquios, workshops e convenções mais significativos do mundo todo. Segundo o site, aproximadamente 70% da informação no ISI Proceedings não é coberta nas revistas científicas, de modo que ajuda aos usuários descobrir idéias de pesquisa como foram apresentadas pela primeira vez. Depois, acessaram o Web of Science, onde os pesquisadores podem encontrar informações nas áreas das diversas ciências, em milhares de jornais de pesquisas, sempre de alto impacto. E ainda, através do Century of Science, conhecido como século da ciência, é possível acessar conteúdo científico desde 1900.
Apesar de já ter ouvido falar, nunca soube muito bem o que era e sua real função dessas instituições. Valeu a pena o tema!