Imagem: http://www.elqudsi.com/articulos/google-en-2008-anuario-de-interactiva/ Acesso: 09/04/2012.


Comentários da aula do dia 09/04/2012

 

A aula começou com a apresentação de três trabalhos sobre os motores de busca da web. Comparando-se as diversas ferramentas de busca disponíveis no mercado, destacou-se a necessidade de se ter ferramentas confiáveis. Esta confiabilidade, por sua vez, é construída graças aos maciços investimentos feitos pelas gigantes do setor – Google e Bing/Microsoft, que disponibilizam maior rapidez, qualidade, e agregam novos serviços aos já existentes. 

Contudo, estas poucas empresas hoje controlam quase todo o mercado de  buscadores que, utilizadas em escala global, tornaram-se um negócio bilionário graças ao faturamento de links patrocinados.

Por sua vez, as dúvidas e discussão inicial dos trabalhos serviram para demarcar e sistematizar em seguida algumas questões, entre elas:

- as características particulares de bancos de dados disponibilizados por instituições que são respeitadas e reconhecidas em sua área de atuação. Muitas vezes de acesso restrito, estes bancos de dados são negociados e alguns têm origem em tradicionais casas editoras;      

- contrariamente a esses, os buscadores apenas acessam as informações da web, que por si só, representa uma infinidade gigantesca de dados, muitos deles duvidosos, merecendo, portanto, uma série de cuidados adicionais em sua utilização; 

- a expansão dos negócios especialmente de buscadores como o Google, fizeram com que se rompesse o modelo de negócio estabelecido historicamente pelas reconhecidas editoras de bancos de dados, originando conflitos de interesses e interessantes processos judiciais;

- a expansão rápida e gigantesca do Google frente aos concorrentes, explica-se pela sua inovadora forma de busca, pois não só trabalha com busca de palavras, mas também agrega formulas matemáticas sofisticadas, diferentemente dos demais;

 - o conceito de documento original muito presente nos documentos impressos perde significado com o documento eletrônico, entre outros motivos, porque pode ser copiado/impresso exponencialmente.

Para acrescentar à discussão foram comentados e indicados alguns textos. Entre eles, o texto “A guerra dos buscadores” da Veja on-line. Nele é possível destacar algumas idéias interessantes, como a de que os objetivos dos buscadores são “ordenar o caos da internet”, colocando ao alcance da mão as informações solicitadas pelo usuário, que, portanto, economiza tempo, dinheiro e energia.

Entretanto, e apesar da aparente tranquilidade, o investimento no aperfeiçoamento dessas ferramentas, envolve o controle pela crescente receita de cifras bilionárias entre as maiores concorrentes Bing/Microsoft e Google 

Por fim, um alerta e um dado no mínimo curioso sobre os buscadores. Segundo a revista on-line, há estimativas de que existam cinqüenta vezes mais páginas disponíveis na web do que os buscadores são capazes de disponibilizar ao usuário.

José Alberto B. Silva. No. USP 0951961.


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