Imagem: http://www.elqudsi.com/articulos/google-en-2008-anuario-de-interactiva/ Acesso: 09/04/2012.
Postagem realizada em: 09/04/2012 às 18:03:53 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: José Alberto Barbosa da Silv Barbosa da Silva

Comentários da aula do dia 09/04/2012
A aula começou com a apresentação de três trabalhos sobre os motores de busca da web. Comparando-se as diversas ferramentas de busca disponíveis no mercado, destacou-se a necessidade de se ter ferramentas confiáveis. Esta confiabilidade, por sua vez, é construída graças aos maciços investimentos feitos pelas gigantes do setor – Google e Bing/Microsoft, que disponibilizam maior rapidez, qualidade, e agregam novos serviços aos já existentes.
Contudo, estas poucas empresas hoje controlam quase todo o mercado de buscadores que, utilizadas em escala global, tornaram-se um negócio bilionário graças ao faturamento de links patrocinados.
Por sua vez, as dúvidas e discussão inicial dos trabalhos serviram para demarcar e sistematizar em seguida algumas questões, entre elas:
- as características particulares de bancos de dados disponibilizados por instituições que são respeitadas e reconhecidas em sua área de atuação. Muitas vezes de acesso restrito, estes bancos de dados são negociados e alguns têm origem em tradicionais casas editoras;
- contrariamente a esses, os buscadores apenas acessam as informações da web, que por si só, representa uma infinidade gigantesca de dados, muitos deles duvidosos, merecendo, portanto, uma série de cuidados adicionais em sua utilização;
- a expansão dos negócios especialmente de buscadores como o Google, fizeram com que se rompesse o modelo de negócio estabelecido historicamente pelas reconhecidas editoras de bancos de dados, originando conflitos de interesses e interessantes processos judiciais;
- a expansão rápida e gigantesca do Google frente aos concorrentes, explica-se pela sua inovadora forma de busca, pois não só trabalha com busca de palavras, mas também agrega formulas matemáticas sofisticadas, diferentemente dos demais;
- o conceito de documento original muito presente nos documentos impressos perde significado com o documento eletrônico, entre outros motivos, porque pode ser copiado/impresso exponencialmente.
Para acrescentar à discussão foram comentados e indicados alguns textos. Entre eles, o texto “A guerra dos buscadores” da Veja on-line. Nele é possível destacar algumas idéias interessantes, como a de que os objetivos dos buscadores são “ordenar o caos da internet”, colocando ao alcance da mão as informações solicitadas pelo usuário, que, portanto, economiza tempo, dinheiro e energia.
Entretanto, e apesar da aparente tranquilidade, o investimento no aperfeiçoamento dessas ferramentas, envolve o controle pela crescente receita de cifras bilionárias entre as maiores concorrentes Bing/Microsoft e Google
Por fim, um alerta e um dado no mínimo curioso sobre os buscadores. Segundo a revista on-line, há estimativas de que existam cinqüenta vezes mais páginas disponíveis na web do que os buscadores são capazes de disponibilizar ao usuário.
José Alberto B. Silva. No. USP 0951961.