Postagem realizada em: 16/04/2012 às 10:56:25 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Jessica Manfrim de Oliveira

Comentários sobre o Seminário Bases de Dados Referenciais
O que é uma base de dados? É uma coleção de dados inter-relacionados e organizados com o propósito de garantir sua recuperação.
Por que criar e manter uma base de dados?
Facilitar a busca; estruturar e organizar informações dentro de uma área de conhecimento; para fornecer informação atualizada, precisa e confiável; para disseminar e dar visibilidade e acesso à produção científica (nacional e internacionalmente); controle bibliográfico da produção científica; preservação da memória; responder às necessidades dos usuários.
São classificadas em bases de dados referenciais e de fontes. Bases de Dados Referenciais (Bases de Dados Bibliográficos, Bases de Dados Catalográficos, Bases de Diretórios). Bases de Dados de Fontes (Bases de Dados Numéricos, Bases de Dados de Texto Completo, Bases de Dados Textuais e Numéricos, Bases de Dados Gráficos).
1. Bases de Dados Bibliográficas
CAPES: bases de periódicos e teses. Falta um design de interface mais intuitivo.
ERIC: base voltada para a área de educação e ciências sociais. Oferece além da busca simples, avançada e booleana, um vocabulário controlado.
Outra nacional: IBICT
Outras internacionais: MEDLINE, EMBASE, SOCIOFILE, LISA.
2. Bases de Dados Catalográficas: representa o acervo de uma biblioteca ou rede de biblioteca, sem indicação do conteúdo dos documentos.
Dedalus: é o SiBiUSP que dá suporte a essa base. O SiBiNet é o portal com acesso a todas as informações sobre conteúdo disponível, como periódicos e outras bases de dados. O SiBiUSP coordena 44 bibliotecas. Usa o software de gerenciamento Aleph. Seu objetivo é disseminar o conhecimento. Parceiros do SiBiUSP: FAPESP, UNESP, UNICAMP, IBICT, CAPES.
Library of Congress Online Catalog: a base é livre, mas contém partes que apenas os portadores do cartão têm acesso. Possui busca simples, avançada e booleana.
Nacionais: UNICAMP (Acervus), UNESP (Athena), Biblioteca Nacional.
British Library: mais icônico, usa como software de gerenciamento Primo.
3. Bases de Dados de Diretórios: são responsáveis por apresentar ao usuário interessado informações sobre pessoas, instituições, órgãos e outros itens de caráter institucional ou pessoal.
O conteúdo das bases de dados é diferente do conteúdo disponível na Internet de forma livre. As bases têm custos de manutenção e produção e geralmente são assinadas. Dizer, portanto, que tudo está na Internet para quem quiser consultar livremente é um erro.