Comentários sobre o seminário: “Base de dados de textos completos”, de 07/05/2012.

 

            O seminário tratou sobre as bases de dados disponíveis na Web, que indexam volumosa quantidade de periódicos, artigos, ou ainda livros, todos completos, e que tenham preocupação científica, já que avaliados pela editoria dessas bases e pelos próprios pares da área de conhecimento.

            Por sua vez, as bases podem ter acesso público e gratuito; ou acesso restrito, ou seja, por assinatura. As bases também podem ser pagas, ou ainda combinar várias formas de acesso.  

            Como exemplo, citou-se a base de dados do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que além de compilar a produção científica das universidades federais brasileiras, também tem associação com algumas universidades privadas, além de assinar bases de dados científicas internacionais e de diversos periódicos.

            Quanto à base de dados Scielo – Scientific Eletronic Library OnLine, deve-se destacar que, mesmo em meio a hegemônica produção de dados dos países centrais, surge da associação de instituições latinas (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;  BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; e, a partir de 2002, também com o apoio do CNPQ – Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico),  para superar as dificuldades de divulgação da produção científica produzida na América Latina.

Publicando principalmente textos produzidos em língua espanhola e inglesa, e  voltado especialmente para a publicação da produção científica da área da saúde, o Scielo não se resume a uma coleção de revistas, já que tem critérios rigorosos para a indexação de artigos e periódicos científicos, buscando desta forma criar um “índice de impacto”, ou seja, construir entre os usuários da exigente comunidade científica, a credibilidade imprescindível para a consulta de sua base de dados.     

Outras bases também foram citadas, como a da Enciclopédia Britannica (paga),  a Biblioteca Digital do Senado, o SIBI-USP, e a DIALNET. Esta última tendo seu foco principal na produção das ciências sociais em língua hispânica, particularmente na área jurídica.

 

José Alberto Barbosa da Silva.                      No. USP 0951951.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.