Seminário sobre bases de dados referenciais - aula de 15/04

O primeiro seminário teve como tema as bases de dados referenciais (de referências). Este tipo de base engloba as bases de dados  bibliográficas (de citações) e as catalográficas (catálogos).

O grupo trouxe diversos exemplos delas, tanto nacionais como internacionais, e mostrou como funciona a navegação em algumas delas. Muitas destas bases não são de acesso livre, mas várias são assinadas pela USP, e podem ser acessadas de dentro da campus.

Bases como Dialog, LILACS,
Elsevier, ERIC, não são de fácil navegação por um leigo, por isso muitos profissionais se especializam no manuseio das bases específicas de sua área, conforme ressaltou a professora Brasilina.

Já as bases catalográficas estão mais próximas do nosso cotidiano, pois nela se incluem os catálogos de bibliotecas. Como exemplo destas, o grupo mostrou o catálogo do Sistema de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.

A comunidade científica como um todo depende de informação rápida e atualizada, e as bases de dados tem um papel essencial na organização e difusão da comunicação científica.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.