Logotipo da ERIC, Institute of Education Sciences


Inicio das apresentações dos seminários com o tema: Base de Dados Bibliográficas e Numéricas Preservar para Acessar bases como fonte de informação, pesquisáveis de modo interativo (situação ideal) Base de Dados X Banco de Dados (estes podem abrigar varias bases de dados) surge com a necessidade de recuperar a informação no seculo XIX com a explosão de informação. A partir dos anos 50 iniciou o processo de informatização dos catálogos, surgindo as bases de dados informatizadas, que evoluirão e se desenvolveram ao logo dos anos seguintes. Bases de dados: referencias: bibliográficas, catalográficas, diretórios de fontes: numéricos, textos integrais, multimídia, termos/vocabulário Exemplo: Dialnet, Biblioteca UC3M observar nas bases de dados: quem é o mantedor, tempo de existência, qual é o seu campo de abrangência, forma de operação e estética/ usabilidade. Bases Numéricas tabelas e gráficos indicadores populacionais, financeiros e políticos Exemplo: Atlas do Desenvolvimento (Fundação João Pinheiros), IBGE Conclusão: O grande volume de informação torna as informações rapidamente obsoleta, por isso as bases informatizadas podem ser atualizadas com mais eficiência. Como atividade foi solicitado um exercício para conhecer uma base de dados tradicional como: Medline , Scopus, IEEE, CAS e ERIC. A base escolhida para a atividade foi a ERIC (Institute of Education Sciences). A ERIC é uma instituição americana da área da Educação e Ciência da Informação fundada em 1964. Com uma contribuição importante na área da educação iniciou o desenvolvimento de um tesauro na área da educação em 1966. Em 2002 a ERIC se integrou ao Institute of Education Sciences e em 2014 as bases de dados e o tesauro passou a ser de acesso aberto, permitindo downloads. Quanto a sua funcionalidade, é uma base com interface simples com uma busca direta, permitindo busca booleana, ou pelo modo de busca avançado permitindo outras possibilidades de busca, onde é apresentado um manual de como utilizar. Para acessar a base acesse: http://eric.ed.gov/.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.