Tudo conectado


Aula 5 – Internet of Things / Big Data

Internet das Coisas

A internet das coisas (Internet of Things/ Internet of Everything) é uma revolução tecnológica na qual é possível estar conectado à tudo e todos, integrando objetos e fornecendo controle total ao usuário. Essa é uma realidade já presente nos dias atuais, que pode ser exemplificada pela integração dos smartphones à objetos da casa. Para citar um exemplo pontual, meu smartphone reconhece quando eu estou em casa, e fornece informações sobre clima (tirar a roupa do varal se for chover), sobre comida (está interligado ao horário, se for hora da janta, fornece informações sobre restaurante próximos ou delivery), e notícias sobre as redondezas. Meu smartphone liga a minha televisão, já com a programação que eu gosto e estou acostumada a assistir. Se eu quiser mostrar um vídeo ou foto do meu smartphone à minha família que está reunida na sala, por exemplo, é só ativar um aplicativo no smartphone que automaticamente essas imagens aparecem na tela.
Essa tecnologia é possível graças a pesquisadores (e inovadores) como Bill Joy (Sun Microsystems) que iniciou pesquisa sobre conexão D2D (Device to Device – Dispositivo para Dispositivo) , o que foi um ponto de partida para a integração em rede de uma maneira muito maior e abrangente. Kevin Ashton (1999), sugeriu o termo “internet das coisas” primeiro, e contribuiu para a área científica com o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”.
A idéia da concepção de uma rede que abrange tantos dispositivos e os integra, é de conectar o mundo real ao mundo virtual, gerando assim novas facilidades ao armazenar informações e fornecer soluções ás necessidades dos usuários.

Big Data

O chamado “Big Data”, é o armazenamento massivo de dados, e também maior velocidade no processamento dos mesmos. Caminha juntamente com a Internet das Coisas, e a complementa. O Big Data é importante para que a IdC seja viável e eficiente, e um não é possível sem o outro.
O Big Data não é somente um depósito de informações, mas também trata de seu uso e necessita de ferramentas específicas para lidar com esses dados.
“De maneira mais simplista, a ideia também pode ser compreendida como a análise de grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados.” (http://www.infowester.com/big-data.php)
Porém, existem alguns problemas relacionados à massificação de dados, como por exemplo, perigo à privacidade, e falta de profissionais familiarizados com a tecnologia e competentes para tal.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.