Capa do "Guia de referências: fotografia para iniciantes"


Observações sobre o "Guia de referências: fotografia para iniciantes"

A primeira aula da disciplina foi dedicada à apresentação das atividades planejadas para o semestre, como as resenhas e seminários. Além disso, foi pedido que escolhêssemos um trabalho feito pelos alunos de Recursos Informacionais I de 2015 para análise.
O trabalho escolhido foi o “Guia de referências: fotografia para iniciantes”, das alunas Letícia Maria e Uriel Cunha, por conter um tema que me agrada e tenho curiosidade em ter mais conhecimento.
O guia está dividido em apresentação, modo de uso, histórico do tema e da instituição usada para pesquisa, obras selecionadas, casas publicadoras e índices.
Um dos motivos apontados no trabalho para escolha do tema foi a curiosidade por conhecer mais sobre uma área que faz parte da ECA-USP e com a qual muitas vezes não interagimos, como ocorre com as Artes. A partir disso, viu-se como interessante tratar de um assunto que, de maneira geral, agrada a um grande público, como a fotografia, tendo público alvo estudantes iniciantes e pessoas que queiram saber mais sobre o assunto.
Os itens selecionados foram pesquisados na biblioteca da ECA-USP. A dupla optou por algumas facilitações na forma de organização, como usar indicadores de cores indicando o idioma dos materiais. Outro ponto favorável foi a explicação inicial de como o trabalho está organizado e quais informações ele traz, como título, casa publicadora, motivação da obra, arranjo, e outros aspectos intrínsecos e extrínsecos.
É possível ler um pequeno histórico da fotografia para melhor contextualizar o tema antes de começar, de fato, a apresentação dos materiais selecionados.
As obras foram colocadas em ordem cronológica, o que facilita para um leitor que sabe qual época ele precisa buscar. O acervo selecionado possui guias, manuais e dicionários, todos com informações objetivas e com assuntos que visam um público mais inexperiente, pois são livros que comentam sobre a área de modo geral e não específico. Todas as informações foram dispostas de modo uniforme e simples; organizadas em uma tabela onde é possível ler o propósito da obra, alcance e cobertura, aspectos relevantes sobre a forma, como paginação, coleção e também sobre a localização da obra na biblioteca a qual ela pertence. Desse modo, a leitura e a busca por dados são facilitadas.
A dupla não deixou de se atentar a necessidade de informar sobre as casas publicadoras dos itens abordados, onde o leitor consegue obter conhecimentos breves sobre a especialidade de cada editora.
Além disso, é válido salientar que o visual do guia é agradável e leve, possui ilustrações relacionadas ao tema, as quais chamam a atenção e não deixam que a leitura se torne densa. 
Desse modo, o trabalho apresentado consegue cumprir os objetivos propostos no início, sendo satisfatório tanto em conteúdo quanto em organização.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.