inteface CCN


Sobre as bases de dados e seu referencial teórico e histórico

No início da aula a professora nos apresentou o contexto de desenvolvimento dos computadores, da informática, dos sistemas automatizados, até o que hoje é mais difundido com as possibilidades de recuperação da informação através da Web e as bases de dados disponíveis.

Há diversos tipos de bases de dados, cada qual buscando atender as necessidades que um determinado tipo de informação exige para ser direcionado de acordo com os objetivos de um grupo interessado que deve financiar o desenvolvimento de tal base.

O Brasil, embora distante das conquistas que outras bases internacionais alcançaram, principalmente devido à demora para implementação desta tecnologia em seus sistemas de informação, conta atualmente com algumas bases nacionais que atendem até certo ponto as necessidades de pesquisa do país.

Editado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), o CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) reúne informações sobre as publicações nacionais e internacionais disponíveis nas coleções seriadas com acesso nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas contam com acervos automatizados, cooperando sob a coordenação do IBICT.

É possível acessa-lo através do portal do IBICT, onde contém informações sobre sua criação, objetivo, forma de atuação do sistema e como desenvolvem o trabalho, além de apresentar para os usuários a forma como as informações aparecem, portanto auxilia na utilização da ferramenta. A sua interface de busca, entretanto, apresenta características que dificultam seu uso, pois além de não possuir um design atraente, nota-se que é necessário um conhecimento prévio em bases de dados com tal tipo de interface para conseguir resultados mais satisfatórios na busca. Para auxiliar o usuário é possível ativar caixas de diálogo que dão instruções de como preencher as caixas de busca. Acrescento, entretanto, que a ausência de uma opção para determinar as datas de publicações preferidas pelo usuário é uma falha que dificulta significativamente a recuperação de material relevante, pois retorna documentos mais antigos que podem não ser interessantes de acordo com o objetivo de busca.

Pode-se concluir, portanto, que a base CCN, embora tenha um objetivo de grande importância no que diz respeito à recuperação de informações em periódicos disponíveis nas bibliotecas, merece mais atenção de seus desenvolvedores para que seja mais amigável e intuitiva, garantindo o acesso frequente por parte dos usuários.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.