De Pascal ao Google: Informação e Tecnologia


A temática da segunda aula da disciplina "Recursos Informacionais II" contemplou, em suma, a evolução da informação e tecnologia. Para que possamos compreender como as bases de dados (falou-se delas posteriormente) atuais funcionam e toda a problemática acerca da web, é preciso conhecer a história dos computadores. Foi apresentada a máquina "La pascaline", primeira calculadora mecânica do mundo, criada por Blaise Pascal. O desejo da possibilidade de operar mecanicamente é o mesmo responsável pela criação do primeiropersonal computer: o conceito existia, porém não havia tecnologia para a sua realização efetiva. Nota-se que o tempo aperfeiçoa e barateia a tecnologia. O Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi desenvolvido em 1943, no contexto da Segunda Guerra Mundial. Seu "processador" era unicamente numérico, através dos cartões perfurados (criados por Joseph-Marie Jacquard mais de cem anos antes). Destacou-se também que as mulheres tiveram um papel fundamental na concepção do Eniac. Apenas em 1960 surgiram as bases de dados bibliográficas. Dez anos depois, existiam 10 bases disponíveis em 2 bancos de dados. Mas foi apenas nos anos 2000, com o advento da telemática, que as bases se tornaram muito mais acessíveis e baratas para os milhões de indivíduos que têm acesso a rede. Um salto no tempo nos fez chegar até o primeiro personal computer: O Apple II, lançado pela empresa homônima. A IBM dominava a produção de PCs para empresas, mas foi a Apple a responsável pela inovação da interface homem-máquina, já que os primeiros computadores funcionavam por meio de comandos numéricos. Atualmente, essa interface torna-se cada vez mais múltipla e funcional. Junto a isso, temos o Google, que abandona os operadores booleanos e inova no sistema de pesquisa. Na era Google a informação está dispersa, e é abundante. Sendo assim, é possível afirmar que a evolução da tecnologia causa uma verdadeira revolução na informação: pesquisas que outrora poderiam ser consideradas caras e inacessíveis (como um simples levantamento bibliográfico, que a docente citou na aula), hoje podem ser realizadas em questão de minutos. Foram apresentados alguns vídeos que foram bastante elucidativos. Um deles, "Information R/evolution", explicou as mudanças que ocorram no consumo e acesso à informação em 5:29 min. Embora tenha sido produzido em 2007 e possua algumas defasagens (sobretudo no que se refere a pesquisas no Google), é possível assimilar de forma lúdica a evolução do acesso à informação.

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