Bases de Dados
São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar informações. São armazenadas por meios ópticos ou magnéticos como discos e acessadas local ou remotamente. Têm por objetivo disseminar a produção científica nacional e internacionalmente; controlar a produção bibliográfica de um ou mais países, de uma ou mais áreas do conhecimento e, preservar a memória.
A partir da década de 50 surgiram as primeiras bases e dados numéricos; na década de 60, as bases de dados bibliográficos; na década seguinte, o acesso on line.
Na década de 80, as bases de dados tornaram-se disponíveis em suporte CD-ROM; na década de 90, já eram mais de 3.000 bases hospedadas em mais de 40 bancos de dados e finalmente, no ano 2000, ouve a globalização da informação, com milhões de computadores conectados em rede.

Classificação das Bases de Dados
Bases de Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros. Ex.: " American Library Directory".
1) Bases de dados referenciais
- remetem às fontes primárias:
Bases de Dados Bibliográficos - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE;ERIC
Bases de Dados Catalográficos - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.:UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs)

2) Bases de dados de fontes
- contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.