Na última aula tivemos uma apanhado de toda a evolução do homem e a tecnologia com uma detalhada linha do tempo na evolução dos computadores desde a rudimentar (mas não menos interessante) ideia de contar através do ábaco, passando pela máquina de cálculo diferencial de Babbage, chegando aos grandes (ou melhor enormes) computadores da 2ª guerra mundial com a presença significativa das mulheres em suas etapas de processamento, passamos também pelas transformações que os computadores sofreram com o passar dos anos diminuindo de tamanho e aumentando sua capacidade de armazenagem e processamento. Chegamos enfim, aos anos 80 do século passado quando surgem os microcomputadores. Em todas essas etapas de evolução do maquinário utilizado como suporte tecnológico é importante avaliar também evolução do conhecimento processado e armazenado nessas máquinas, passamos da armazenagem de dados numéricos simples, passando pelos dados bibliográficos e acompanhamos o surgimento da internet e sua enorme evolução e revolução social e até cultural. Vimos também as diferenças conceituais entre base de dados e banco de dados, este último como modelo de negócio. Ou seja, tivemos uma introdução à disciplina onde amplamente nos foi apresentado um cenário que vem em constante evolução buscando acompanhar a evolução humana na experiência da informação em busca do conhecimento. Hoje sabemos que as mudanças apresentam um ritmo cada vez mais frenético e devemos como profissionais da informação estar antenados com essa evolução.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.