Postagem realizada em: 05/03/2016 às 17:50:31 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Ana Caroline Pereira Ferrari

O PAPEL DA APPLE NA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ Na aula do dia 29/02, foi analisada a linha do tempo dos computadores e as bases de dados e suas diferentes configurações, usando vídeos como recurso demonstrativo; tais como, por exemplo, o da Macintosh, da Apple (dentro do tema da linha do tempo já supracitada). Pretende-se, aqui, observar novamente o comercial "1984 Apple Macintosh", fazendo uma breve análise deste como revolução tanto para os computadores, quanto para a informação.
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ O comercial faz uma inteligente alusão ao livro "1984" do escritor George Orwell, aproveitando da crítica de tal a respeito das autoridades alienadoras (no caso do livro, quanto aos regimes totalitários). Tal crítica, tanto a de Orwell, quanto a da Apple, está posicionada contra a alienação dos sujeitos; a Apple, como recurso de promoção de si mesma, compromete-se a por fim a alienação, para que o ano de 1984 não ser como a obra de Orwell promete, através da vinda do Macintosh, produto de caráter libertador, fornecedor da tão desejada liberdade de informação e de pensamento. Percebe-se que a Apple revoluciona não só o fazer das propagandas, mas também os computadores e a maneira de se pensar a respeito deles - e a informação que alia-se à sua tecnologia. A Apple não só oferece um recurso novo, mas uma revolução de pensamento - uma libertação das amarras autoritárias alienantes.
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ O comercial faz uma inteligente alusão ao livro "1984" do escritor George Orwell, aproveitando da crítica de tal a respeito das autoridades alienadoras (no caso do livro, quanto aos regimes totalitários). Tal crítica, tanto a de Orwell, quanto a da Apple, está posicionada contra a alienação dos sujeitos; a Apple, como recurso de promoção de si mesma, compromete-se a por fim a alienação, para que o ano de 1984 não ser como a obra de Orwell promete, através da vinda do Macintosh, produto de caráter libertador, fornecedor da tão desejada liberdade de informação e de pensamento. Percebe-se que a Apple revoluciona não só o fazer das propagandas, mas também os computadores e a maneira de se pensar a respeito deles - e a informação que alia-se à sua tecnologia. A Apple não só oferece um recurso novo, mas uma revolução de pensamento - uma libertação das amarras autoritárias alienantes.