Com pouco mais de 17 anos de existência, o Google se consolidou rapidamente como uma das mais importantes empresas do mundo


A terceira aula da disciplina Recursos Informacionais II focou na sistematização de conceitos, pautando a crise nos meios de comunicação e a relação entre esta área com a educação e a informação: a geração atual foi alfabetizada digitalmente, portanto o processo de leitura é diferente; caracteriza-se pela não-linearidade, pela presença do hipertexto. Sendo assim, é compreensível que estes indivíduos aprendam de maneira distinta, e que busquem informação em fontes diversas. Foi citado o equívoco amiúde cometido com o significado das expressões "letramento" e "literacia"; enquanto o primeiro está relacionado com a capacidade de interpretar um texto, o segundo consiste no uso eficaz das tecnologias digitais. Um dos grandes desafios da atualidade é saber equilibrar essas duas faculdades, pois frequentemente a literacia se sobressai. Em uma espécie de sequência da aula passada, foi apresentada a história da Internet – com destaque para o período pós-PC, nos anos 1990. Falou-se sobre o browser Mosaic, que influenciou todos os navegadores tal como conhecemos atualmente, além de ideia de homepage. Em 1995 a internet comercial tem seu início – alguns sites brasileiros já estavam no ar e o Yahoo! é criado. No ano seguinte a Microsoft rivalizava com a Netscape; nos anos 2000 o Google começa a se consolidar, enquanto a justiça norte-americana restringe o portal Napster, que disponibilizava músicas gratuitamente. A discussão prosseguiu com um enfoque no Google – inevitavelmente. Maior recurso de busca na Internet da atualidade, a empresa se consolidou em um período curto de tempo. Um dos fatores que levou a este resultado foi a criação de vários mecanismos dentro do próprio site, como o Google Alertas, que oferece resultados relevantes recentes por email; Google Analytics, que oferece a percentagem de visitas por mês, localização geográfica dos visitantes, entre outras informações; Google Videos, função desabilitada após a compra do YouTube; etc. Por fim, questões como softwares livres e Copyleft também foram discutidas, e após explanações acerca de plataformas coletivas o fenômeno Wikipedia foi lembrado. Geralmente recusado pelos acadêmicos como fonte de informação (hesitação que possui muitas razões válidas), a Wikipedia inegavelmente é um dos maiores exemplos de funcionamento através da licença GNU/FDL, licença esta que permite que seu conteúdo seja modificado por várias pessoas de toda parte do mundo, voluntariamente.

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