Imagem retirada do link: http://www.impacta.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/10/Fotolia_62372748_Subscription_XXL.jpg
Postagem realizada em: 28/03/2016 às 10:39:10 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Natalia Cavalcante Badega Lopes

A internet das coisas
A aula do dia 28 de março abordou assuntos relacionados a internet e a mudança comportamental que vêm causando nas novas gerações.
Um tema muito recorrente é a conectividade em tempo integral, o acesso anytime e anywhere. Hoje já convivemos com o hábito de estarmos sempre on-line, com a tecnologia dos smartphones, por exemplo. Mas, no futuro, o acesso às tecnologias como uma continuidade da mente humana tende a ser muito mais forte e presente no cotidiano.
É o que se chama “Internet das coisas”: a conexão inteligente dos objetos, que visam facilitar atividades do dia a dia, tornar tarefas humanas cada vez mais práticas e independentes de nós. Com isso, máquinas conseguiriam captar muito mais as necessidades humanas e também acarretaria em novos meios de adaptação. Aos mais jovens, parece mais prático e uma continuidade das tecnologias com as quais convive nos dias de hoje, mas, aos que vem de gerações passadas, esses avanços tecnológicos requerem tempo para aceitação.
As tecnologias avançam de tal modo que até mesmo o planejamento das cidades começa a ser idealizado de forma inteligente, como ocorre com as “Smart cities”, ou “cidades inteligentes”, que são cidades pensadas para interagirem com as pessoas, a tecnologia e a sustentabilidade, de modo que tudo esteja conectado e promova o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.
A conectividade anytime, aywhere, anything e anymedia tende a proporcionar muito mais praticidade nas relações sociais. Ainda que desafiador e até mesmo assustador, devido ao poderio das tecnologias da informação e a exposição das nossas vidas pela qual passamos devido a isso, já é uma realidade e que tende a se fortalecer cada vez mais com os corriqueiros avanços tecnológicos.