Postagem realizada em: 28/03/2016 às 19:45:44 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Ana Caroline Pereira Ferrari

BIG DATA
A aula em questão (28/03) trabalhou com os seminários das resenhas. As alunas apresentaram sobre os textos: “Juventude Conectada”, “Mediação da informação no hibridismo contemporâneo: um breve estado da arte”; e “Novos Perfis para Profissionais da Informação”, dando informações extras para colegas que não leram os mesmos textos. Além disso, foi introduzida a Internet of Things e a Big Data, tendo sido compartilhados vídeos sobre esses assuntos.
Nesta breve análise, foi escolhido trabalhar com o vídeo “Exploration on the Big Data frontier” de Tim Smith, que é uma animação feita pelo TED-Ed. Nela, Smith trabalha com o conceito de uma grande quantidade de informação – tão grande que armazenar e trabalhar com a mesma é uma atividade bastante complexa. O vídeo cita o CERN e a quantidade excepcional de dados que o instituto esteve produzindo por anos e armazenando num computador gigantesco, que posteriormente foi dividido em mais pontos de computadores menores, interligados pela CERNET. A animação mostra que depois da década de 80, esse sistema se expandiu para além das fronteiras físicas.
Para que os físicos pudessem acessar os dados de diferentes países, era preciso uniformizar as linguagens usadas nos computadores, o que fez surgir a internet. A Web aparece depois para realizar o compartilhamento de resultados de pesquisas, bem como novos centros de armazenamento de dados do CERN, desenvolvendo a rede GRID.
Nesta breve análise, foi escolhido trabalhar com o vídeo “Exploration on the Big Data frontier” de Tim Smith, que é uma animação feita pelo TED-Ed. Nela, Smith trabalha com o conceito de uma grande quantidade de informação – tão grande que armazenar e trabalhar com a mesma é uma atividade bastante complexa. O vídeo cita o CERN e a quantidade excepcional de dados que o instituto esteve produzindo por anos e armazenando num computador gigantesco, que posteriormente foi dividido em mais pontos de computadores menores, interligados pela CERNET. A animação mostra que depois da década de 80, esse sistema se expandiu para além das fronteiras físicas.
Para que os físicos pudessem acessar os dados de diferentes países, era preciso uniformizar as linguagens usadas nos computadores, o que fez surgir a internet. A Web aparece depois para realizar o compartilhamento de resultados de pesquisas, bem como novos centros de armazenamento de dados do CERN, desenvolvendo a rede GRID.
A computação em nuvem vai surgir por iniciativa não só de centros de pesquisa, mas também de empresas, num movimento concorrente às necessidades sempre grandes de armazenamento de significativa quantidade de dados. O final do vídeo contemplará a importância de se lidar com a grande massa de informações tanto para a ciência quanto para o uso cotidiano.