UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Disciplina: Recursos Informacionais II
Prof.ª Brasilina Passarelli
Bruna Acylina Gallo – 8948499
PASSARELLI, Brasilina & JUNQUEIRA, A.H. Gerações Interativas Brasil – Crianças e Adolescentes Diante das Telas. Disponível em:
O presente estudo teve como objetivo fazer uma segunda analise de uma pesquisa sobre o uso de telas digitais por crianças e jovens, a primeira pesquisa foi realizada em 2005 na região ibero-americana e foi bem reconhecida. A pesquisa em questão teve um alcance de 18 mil respondentes entre 6 a 18 anos, de diversas escolas nas cinco regiões do Brasil.
Com a inserção da sociedade contemporânea na rede, foram necessários novos moldes que modificassem a mensagem entre emissor e receptor de comunicação, pois os atuais usuários estabelecem hoje a função de produtor-consumidor em rede. Por este motivo, a pesquisa trabalha na avaliação da Geração Interativa, buscando os impactos em âmbito escolar e familiar.
A pesquisa foi realizada por dois questionários on-line distintos (um para alunos de 6 a 9 anos e outro de 10 a 18 anos) e os estudantes respondiam na própria escola (essa recebia um código de identificação). Esses dados coletados acabaram sendo devolvidos a comunidade que se dispôs a participar, com a intenção de aproveitar o que foi gerado.
Devido à utilização da rede cada vez mais horizontal, os modelos hierárquicos estão ficando para trás, dessa forma, os conceitos para compreender os meios e as mediações vão além de um consumidor passivo. As pessoas anseiam conversar, compartilhar momentos, conhecimentos e pensamentos, esses motivos contribuem para que as pessoas façam parte de comunidades virtuais e se insiram no meio digital com o auxilio da inclusão digital.
A inclusão digital foi iniciada desde os anos 90, mas o seu conceito foi se modificando com o tempo. Atualmente a inclusão digital vai além de sanar as necessidades ao acesso a computadores e ferramentas de TICs, os usuários necessitam apropriar-se dos conteúdos distribuídos pela web e habilidades como leitura, escrita, interpretação textual, raciocínio abstrato e etc. Por isso o estudo das literacias têm se tornado cada vez mais importantes para um melhor desenvolvimento em rede. A literacia digital vai muito além da decodificação da leitura e escrita, ela visa educar com uma linguagem multimídia hipertextual e mostra como a informação pode ser utilizada em múltiplos formatos. A literacia digital está completamente ligada a literacia informação, literacia foto-visual, literacia de reprodução, literacia de pensamento hipermídia e literacia sócio-emocional, cada uma possuí uma função para atuar em ambientes digitais. O estudo dessas literacias é importante para conhecer e entender o comportamento dos usuários conectados, para que seja possível planejar uma estrutura que consiga abarcar as próximas gerações interativas.