Resenha, imagem retirada do site Brasil escola. Disponível em: < http://brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/images/a-resenha-se-trata-reescrita-um-texto-55fd73ec46c62.jpg >.
Postagem realizada em: 11/04/2016 às 21:10:06 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Suzane Albino da Silva Guimares

Na aula de hoje (11/04/2016) foram apresentadas e discutidas as resenhas elaboradas pelos alunos na aula do dia 04 de abril de 2016 em atividade externa. Os textos destacados para as resenhas foram extraídos dos livros: Atores em rede | Olhares lusobrasileiros. PASSARELLI, Brasilina; AZEVEDO, José. São Paulo: Editora Senac, 2010, e E-Infocomunicação: estratégias e aplicações. PASSARELLI, B.; SILVA, A.M. & RAMOS,F. (Orgs.). São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2014.
No livro E-Infocomunicação: estratégias e aplicações, o texto destacado para resenha foi o de Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, e no livro Atores em rede | Olhares luso-brasileiros, o texto destacado para resenha foi o Abordagem multidisciplinar de literacia digital para pesquisa em comunicação.
É importante destacar que o texto Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares é complexo, porém muito esclarecedor sobre as diferenças entre os termos conhecimento e informação, temas utilizados em larga escala e de uso comum, mas que são utilizados por vezes como sinônimos. Conforme a explanação da aluna Jussara em sua apresentação sobre esse texto, conhecimento são os processos cerebrais da cognição, diferente da informação que deriva desses processos cognitivos e que consiste em informar.
Já no texto Abordagem multidisciplinar de literacia digital para pesquisa em comunicação apresentados por mim e pela aluna Marina Santos de Souza, destaca em suma das questões multidisciplinares que compõem as literacias digitais e como essas questões são refletidas nas pesquisas em comunicação.
Cabe destacar que a literacia digital (conceito ampliado dos termos letramento e alfabetização), é uma expressão amplamente utilizada por várias áreas do conhecimento, empregada para designar habilidades de entendimento e utilização informacionais de numerosos formatos provenientes de diversas fontes computacionais, no qual, além de adquirir a habilidade de encontrar informação, é preciso também adquirir a habilidade de utilizá-las, comunicando-se, criando, manipulando e interpretando mídias diversas.