Fonte: http://bibliotecasemrede.blogspot.com.br/2010/06/literacia-digital-e-informacional.html


Na aula do dia 11/04 foram discutidas as resenhas feitas pelos alunos sobre os textos propostos pela professora Brasilina. A primeira resenha apresentada abordou o mass self-communication que é um termo que se refere a ação das pessoas perante as possibilidades proporcionadas pela internet. Permite pensar o comportamento das pessoas conectadas que não se comportariam do mesmo jeito fora da rede. A rede permite novos pensamentos e ações em diversos âmbitos de forma democrática. Na resenha também foi falado sobre os postos do programa Acessa São Paulo, criado e mantido pelo governo do estado em parceria com a Escola do Futuro da USP e que ganhou o prêmio Bill e Melinda Gates de melhor programa de acesso do mundo em 2013. Esses postos estão sendo considerados equipamentos culturais em lugares que carecem dos equipamentos usuais já que os espaços são usados não só para o acesso à rede, mas também para atividades diversas como workshops sobre como se fazer um currículo. O Acessa é o maior programa de inclusão digital da América Latina. A próxima resenha já aborda as literacias necessárias para a navegação na Web e o quanto são vitais nos dias de hoje. A resenha seguinte também fala das literacias digitais, o que possibilitou verificar que quem já nasceu em meio à tecnologia não precisa adquirir as habilidades exigidas pela Web já que já enxerga o mundo conectado de forma diferente desde o início, ao contrário de quem está começando a se conectar, dos imigrantes digitais. As literacias faladas são: a fotovisual, de reprodução, de informação, ramificada e socioemocional. A minha resenha, sobre o capítulo "Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares", dispensou-me de falar mais sobre os assuntos abordados nele nesse post, porém é possível fazer ao menos uma relação com os outros assuntos das outras resenhas. Dessa forma, foi possível apreender das apresentações que os temas variaram entre a inclusão digital, e como isso pode se dar, e também a apropriação de todo o universo digital que vai além do simples acesso, atingindo os patamares da análise crítica e da produção no contexto da Web.

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