“Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares”

 Para o autor italiano Luciano Floridi, a informação aparece de diversas formas e, por ter vários significados, pode ser explicada de diversos modos, de acordo com a perspectiva adotada. Para James Gleick, informação é algo abrangente, polissêmico, indefinido e indefinível. Para o autor Anthony Wilden, o conceito de informação tem dois sentidos: técnico/tecnológico (informação mensurável em bit) e métrico/quantitativo (o significado cotidiano dado ao termo “informação”). Nesse segundo sentido, a informação pode ser considerada como um fenômeno humano e social, que se manifesta pela interatividade entre o indivíduo e o mundo à sua volta.
Para o autor Antonio Damásio, a geração da informação implica na influência do comportamento dos que utilizam a informação e na capacidade humana de comunicar-se. Silva define informação como um conjunto de representações mentais e emocionais codificadas, passíveis de serem registradas num suporte material e comunicadas a qualquer tempo.
Outro conceito apresentado é o de cognição/conhecimento. Conhecimento são processos cerebrais da cognição. A informação, por sua vez, deriva desses processos cognitivos.
Mais um conceito: memória. Memória é um termo que remete às idéias de lembrança, passado, registro, repositório e, seja qual for a idéia, todas elas se referem ao conceito de informação.
Alguns autores da Ciência da Informação falam sobre “contexto” como uma unidade agregadora de elementos simbólicos, tecnológicos e materiais envolvendo sujeitos através de circunstâncias cronológicas. As realidades geográficas, sócio-econômicas, culturais e políticas que condicionam conceitos e situações são chamadas de “meio-ambiente”.
Documento é o registro de uma informação em qualquer tipo de suporte, é um veículo e um transmissor de informação.
Literacia Digital, de acordo com o pesquisador Paul Gilster, é a habilidade de entender e e utilizar a informação proveniente de diversas fontes quando apresentada por meio de computadores.
Comunicação é a forma pela qual a informação descobre seu sentido. A informação é da ordem do conteúdo, e a comunicação é da ordem da relação, tendo como maior desafio gerar entendimento.
Mediação, segundo Antonio Duarte Rodrigues, é um processo de interação entre membros de uma comunidade, pelo qual se estabelecem laços de sociabilidade. Na comunicação mediatizada, a mediação é o elo entre enunciador e destinatário, tendo como objetivos a coerência e a continuidade da comunicação. 
Um sistema de informação é constituído por diferentes tipos de informação registrada, não importando qual for o suporte. E por fim, plataforma digital é uma base tecnológica concebida e usada humana e socialmente para que se produza, armazene, recupere, dissemine e transforme o fluxo operacional.   

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.