Postagem realizada em: 02/05/2016 às 10:55:01 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Natalia Cavalcante Badega Lopes

Bases de dados numéricas: IBGE e SEADE
As bases de dados numéricas trazem dados estatísticos de diversos âmbitos e, tratando-se de pesquisas estatísticas, o IBGE possui uma base de dados muito completa, que permite a busca de variados aspectos populacionais brasileiros.
Na pesquisa por estatísticas de gênero é possível selecionar informações por temas, como família, escolaridade, rendimento, trabalho, bem como refinar a busca por região, classe socioeconômica, etc.
Por exemplo, ao pesquisar por educação, o usuário consegue definir o sexo buscado, etnia, faixa etária e a situação relacionada, como nível de evasão escolar. Os resultados são apresentados em tabelas e gráficos com indicadores de números, que, no geral, são de fácil leitura.
Outro recurso do IBGE é o Sistema IBGE de recuperação automática, o SIDRA. No SIDRA, é possível encontrar informações mais variadas e as buscas são mais abrangentes. Logo de início, a base traz informações atuais sobre dados econômicos, como variação de preços para o produtor, dados sobre a produção de alimentos agrícolas, etc.
Além disso, há o espaço para buscas da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios, o PNAD. O usuário é direcionado, de acordo com o assunto selecionado, a uma lista de pesquisas estatísticas e, a partir daí, tem acesso as variáveis da busca. O refinamento da busca é extenso, inclui todas as características das pesquisas colhidas pelo instituto e o resultado é dado em uma tabela.
Outra importante fonte de informação numérica brasileira é a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, o SEADE, pertencente ao governo do Estado de São Paulo. Assim como no IBGE, traz pesquisas socioeconômicas, porém, com foco no estado de São Paulo.
A visualização do SEADE é mais complexa, pois as buscas são menos refinadas e os resultados são dados de diferentes formas, como tabelas e mapas. Porém, disponibilizam um texto que contextualiza o pesquisador aos métodos adotados pelo órgão para colher as informações.
Ambos apresentam informações de extrema relevância e que colaboram com a pesquisa e a atualização do profissional que busca por informação em fontes oficiais.
Referências:
IBGE
http://www.seade.gov.br/
http://www.sidra.ibge.gov.br/pnad/default.asp?o=1&i=P
SEADE
http://www.seade.gov.br/