Postagem realizada em: 25/06/2007 às 20:53:32 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Carlos Henrique Metidieri Menegozzo
Seminário 25/06 - Wikipedia
O seminário realizado assumiu como tema principal a Wikipedia. Esta é uma base eletrônica de textos completos organizada na forma de verbetes, disponivel gratuitamente na rede mundial de computadores. O volume de verbetes existentes na Wikipedia é de 1,5 milhão, equivalente ao público consulente, disponibilizados em dezenas de idiomas, inclusive o português. Ao longo do seminário foram enfocados, principalmente, o perfil de seu conteúdo, formas de alimentação e os recursos disponibilizados em sua página, particularmente no que se refere às diferentes possibilidades de busca.
Wikipedia destaca-se o volume de seu conteúdo e acesso: a título de comparação, a Britannica, tradicional enciclopédia cuja existência remonta ao século XVIII, possui cerca de 28 mil verbetes, acessíveis a menos de 200 mil consulentes em sua forma impressa. Nesse sentido, um dos aspectos que chama a atenção é que, apesar de recentemente implementada, o volume de informação e acessos referentes à Wikipedia suscitam investigações comparativas com enciclopédias e bases tradicionais, como a própria Britannica.
A revista Nature publicou recentemente um estudo qualitativo que considera a Wikipedia e a Britannica como ferramentas equivalentes, baseado na estimativa de erros identificados em seus verbetes. Este estudo tem sido objeto de controvérsias, dirigidos particularmente aos critérios adotados. Outro aspecto a destacar é a perculiar forma de alimentação da base, que ocorre numa interação direta entre consulentes e ferramenta - o que constitui um elemento adicional no complexo esforço de análise da qualidade da informação alí disponibilizada.