Logotipo do IBGE


A aula do dia 2/5 da disciplina “Recursos Informacionais II” foi voltada para bases de dados estatísticas. Inicialmente, foi apresentada uma linha do tempo que contava brevemente a história e evolução das bases, desde a transmissão por batch até a era atual, multiconectada.


A primeira base apresentada foi a base da ONU (Organização das Nações Unidas). Ela aceita dados dos 193 países que são associados a ela (nem todos enviam).Tais dados são referentes a geopolítica, índices sociais, economia, alfabetização, etc. A pesquisa pode ser feita de diversas formas: através da barra de busca, por meio imagético, etc. Possui um tesauro e terminologia.


Outra base de dados que se destacou na apresentação foi a do IBGE. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística possui uma complexa base, que exige do usuário um conhecimento antecipado de como realizar pesquisas nesse tipo de plataforma. Tanto a base do IBGE e da ONU possuem fontes secundárias, pois elas não apresentam a informação crua - mas sim, elaboram infográficos com essas informações. O último Censo é do ano de 2010, porém além disso há diversas opções, como o Banco Multidimensional de Estatísticas, Banco de Metadados, Banco de Dados Geodésicos, Mapas, Séries Estatísticas e informações sobre cidades, estados e países, entre outros. Alguns produtos/serviços são pagos, como uma compilação dos PIBs dos municípios de 2010 a 2013.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.