Informações dos Municípios Paulistas
Postagem realizada em: 04/05/2016 às 10:09:58 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Uriel Barbosa Lira Cunha

Na página da ONU é possível acessar informações referentes aos países que contribuem com as Nações Unidas. Essas informações provém dos próprios países que são responsáveis por atualizar suas informações. Existe a United Nations Statistics Division,, com dados estatísticos que envolvem indicadores sociais, desenvolvimento, comércio de commodities, etc. Nos indicadores há dados sobre: população, saúde, moradia, educação e trabalho. Cada área tem tabelas com dados específicos dentro do assunto, que podem ser acessados através do download de tabelas em Excel. Constitui, portanto, uma fonte de informação primária, pois não apresenta análises sobre tais dados.
Acessível em: <http://unstats.un.org/unsd/demographic/products/socind/>.
O Instituto Brasileiro de Geociências e Estatísticas reúne em sua página inúmeros dados sobre diversos aspectos do País, o que favorece a busca e disseminação de dados para realizar pesquisas, projetos e planejamento de ações políticas, embasadas em dados que representam a realidade de acordo com o contexto analisado. Dentro das grandes áreas é possível acessar dados específicos, como economia, agropecuária, população, geociências.
O CENSO Demográfico é uma das ferramentas mais úteis desenvolvida pelo Instituto. Um levantamento de nível nacional permite analisar claramente os diferentes contextos, considerando todos os aspectos componentes das diferentes realidades. As “Estatísticas de Gênero” encontram-se dentro de “Estudos e análises”. A pesquisa é realizando selecionando os filtros de busca: por tema, por indicadores e áreas. Em temas há as opções: deficiência, domicílios, educação, famílias, migração, população, rendimento e trabalho. Os indicadores variam de acordo com o tema selecionado. É possível especificar a região a ser pesquisada e diferenciar entre a população urbana e rural.
Pesquisei o número do abandono escolar precoce no país, analisando a variação por gênero e cor e se em área urbana ou rural. Os gráficos apontam mais de 8 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos que não concluiram a escola. Destes, mais de 5 milhões são auto declarados pretos ou pardos; a diferença de gênero é de um pouco mais de 1 milhão para os homens. A mais notável é a diferença de área, com quase 2 milhões na área rural e mais de 6 milhões nas regiões urbanas. É possível acessar as estatísticas de gênero em:
<http://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-2,4,-3,128&ind=4721>.
Já no Estado de São Paulo existe a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o portal de estatísticas do Estado de São Paulo. Desse banco de dados é possível acessar bases específicas, como a IMP, Informações dos Municípios Paulistas. A pesquisa se realiza através da seleção de filtros que geram tabelas com os dados, essas tabelas podem ser salvas e desenvolvidas com os dados selecionados. Os resultados também podem ser visualizados como mapas e gráficos. Cada indicador selecionado possui uma descrição. É possível selecionar os indicadores entre: agropecuária, comércio exterior, condições de vida, educação, energia, eleições, esporte, finanças públicas, habitação, saneamento, rendimento, trabalho, esporte, transporte, etc. A localidade pode ser definida: Estado de São Paulo, regiões metropolitanas, administrativas, do governo, aglomerações urbanas, municípios e distritos da capital. Também é possível selecionar o período buscado desde o ano 1980.
A pesquisa realizada foi a frota de ônibus no Estado de São Paulo entre 2013 e 2015, que mostrou crescimento maior do primeiro para o segundo ano.
É acessívem em:
<http://www.imp.seade.gov.br/frontend/#/>.