Logo da Wikipédia
Postagem realizada em: 25/06/2007 às 21:25:04 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Luiz Felipe Rodrigues Merenciano

Aula de 25.06.07 –Seminário sobre Plataformas Abertas – Wikipédia
O seminário de hoje foi apresentado pela nossa colega Sandrinha e ela tratou sobre plataformas abertas, mais especialmente sobre a plataforma Wikipédia.
Plataformas abertas são aquelas que permitem que qualquer pessoa possa alterar. São distribuídas num formato que oferece copia e permite alteração por qualquer pessoa. As Plataformas abertas permitem o desenvolvimento de aplicativos por terceiros.
Wikipédia– Trata-se de, segundo definição da própria plataforma, de uma enciclopédia multilingüe, online, livre e colaborativa. Foi criada em 2001. Qualquer pessoa pode alterar. Essa informação posteriormente é em parte desmentida pela própria plataforma, afirmando posteriormente que não é uma enciclopédia. É um dos 15 sites mais visitados no mundo. O projeto existe graças à Wikimedia Foundation. O objetivo desta fundação é manter projetos de conteúdo livre em diversos idiomas, desenvolvidos através de sistema colaborativo wiki.
Nasceu da idéia da Nupédia, na verdade é um aperfeiçoamento deste programa. A Nupédia foi fundada em 2000 pelas mesmas pessoas que elaboraram a Wikipédia. Tinha a mesma proposta da wikipédia. Suas atividades foram suspensas em 2003 que tinha apenas 24 artigos e 74 revisados. Por causa do lento processo de 'paier view'.
Seu nome vem da língua havaiana (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere") é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns ou qualquer outro programa capaz de ler páginas em HTML e imagens, desta forma qualquer pessoa pode editar os artigos. Cada editor ativo da Wikipédia, é chamado de wikipedista.
Os autores salientam que a Wikipédia não é um fórum de debates, mas se propõe a ser um tipo de enciclopédia, por isso seu conteúdo deve ser o mais imparcial possível, sempre em busca do consenso geral das idéias.
As plataformas em língua inglesa e alemã possuem mais de 500 mil artigos (ou verbetes), a plataforma em português possui atualmente 267.934 (dados do dia 25/06/07). Seu símbolo é um mundo, dividido por áreas, quadrados de conhecimentos.
A Wikipédia divide o conhecimento em 8 partes: Interesse Geral, Arte, Biografias, Ciência Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Humanidades, Política, Saúde, Sociedade.
O projeto da Wikipédia possui ainda mais 9 projetos paralelos, e entre eles podemos citar: Wikiquote: Coletânea de citações - uma coletânea livre e gratuita de citações feita por pessoas, em 85 idiomas; Wikispecies: Diretório de espécies - Seu objetivo é tornar-se um diretório de espécies aberto e livre, cobrindo os reinos Animalia, Plantae, Fungi, Bacteria, Archaea, Protista e todas as outras formas de vida que nossos usuários permitirem.
Foi discutido, sendo a confiabilidade das informações contidas nas ferramentas como fonte de informação, já que a autoria dos artigos é livre e aberta. Ao acessar o site fizemos algumas buscas relacionadas a área de Biblioteconomia para testar o funcionamento da ferramenta. Percebemos que o site é bastante complexo com relação a entendimento de seus sistemas.
Com relação à Sandrinha que apresentou, acredito que ela soube explanar o assunto com uma grande pontualidade, agregando conhecimentos que foram muitíssimos relevantes para nós. Além disso, ele merece os parabéns pois apresentou um seminário sozinha, enquanto a maioria dos colegas, incluindo eu mesmo fizemos o trabalho em grupo.