Na primeira aula da disciplina, realizada no dia 13 de Março, foi abordada a evolução dos computadores, uma vez que as bases de dados eletrônicas a serem discutidas na disciplina são fruto dessa evolução e da passagem das obras impressas para os meios eletrônicos. Foi então traçada uma linha do tempo dessa evolução, apontando os principais acontecimentos e as tecnologias relevantes para a disciplina. Na Segunda Guerra Mundial, a criação dos computadores ocorreu com a finalidade de otimizar os equipamentos bélicos e as comunicações, com a participações de grandes mentes como Turing e John von Newmann na construção de computadores que processavam dados com maior rapidez do que o ser humano. No pós-guerra os computadores continuaram a evoluir, com o ENIAC criado na Universidade da Pensilvânia (EUA) para o processamento de cálculos numéricos, sendo considerado o primeiro computador digital (funcionava à válvulas), e com utilização principalmente para balística. Na década de 60, com a invenção dos transístores, o processamento de dados ficou mais rápido, permitindo a criação de bases de dados numéricas comerciais. As bases de dados textuais só passaram a fazer parte da realidade dos computadores na década de 70, sendo seguidas pelas imagens e vídeos na década de 80 com a invenção dos microcomputadores e pela Internet comercial na década de 90 (restrita ao uso privado por governos e agências militares antes disso). É nesse período que houve a criação de diversas tecnologias fundamentais, como o holerite da IBM, o PC da Apple e a interface gráfica www, o que permitiu às pessoas comuns utilizarem computadores com imagens, vídeos e textos. A partir da década de 90 é possível perceber uma rápida expansão do alcance e do desenvolvimento de novas tecnologias, com interligação de redes ao redor do mundo e miniaturização dos computadores com o desenvolvimento de processadores cada vez menores e com maior capacidade de processamento. Na área de Informação observou-se o crescimento da importância dos periódicos, uma vez que publicações como livros não conseguiam mais acompanhar o ritmo das pesquisas e descobertas, com versões integrais dos textos sendo disponibilizados online. Atualmente, com a popularização de smartphones, leitores de texto digitais e serviço de armazenamento na nuvem, a difusão e circulação da informação se dá de forma cada vez mais rápida e facilitada, o que ocasiona outro problema: o de organizar e separar os conteúdos relevantes e de fontes confiáveis dos conteúdos criados sem bases ou inverossímeis. Foram apresentados em sala também vídeos sobre as tecnologias mencionadas, como a propaganda do computador da Apple em 1984 (https://www.youtube.com/watch?v=Zzo7H1WSn9o). Referências utilizadas: http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/58558/The-History-of-Computers/#vars!date=1987-07-10_07:59:27!

© 2017 - 2025 by NeoCyber.