Na aula do dia 20/03 foram discutidos os documentos eletrônicos, definidos como aqueles que se encontram em formato eletrônico e que podem ser acessados por computador. Originalmente eram resultado da digitalização de um documento impresso com a intenção de guarda e circulação interna nas empresas, passando a serem publicados diretamente no formato eletrônico atualmente.
    Foram abordadas características desse formato de documento, como a possibilidade de alteração imediata e sem rasuras, o acréscimo de outros meios e recursos para enriquecer o conteúdo e a facilidade de recuperação da informação contida neles. Além das inúmeras facilidades que o formato digital oferece, e da economia de recursos naturais e do próprio espaço físico de armazenamento de informações numa empresa, o documento digital já pode ser aceito como documento oficial em diversos países. No Brasil isso ocorre com o uso do certificado digital ICP-Brasil, que funciona como uma identidade virtual e utiliza uma assinatura digital certificada, que funciona da mesma forma que uma assinatura feita em papel. Isso não dispensa a necessidade da versão impressa/original do documento, pois é ele que ainda vale como autêntico, sendo o documento digital o equivalente de uma cópia autenticada.
    Há ainda o problema da compatibilidade entre softwares de formatos, editores de texto, gráficos e tabelas, o que muitas vezes impede que um documento seja acessado caso o programa utilizado para criá-lo não estiver instalado na máquina. Um recurso utilizado atualmente para tentar amenizar esse problema é a disponibilização de visualizadores e até mesmo conversores de formatos gratuitos, que permitem a leitura de documentos de formatos diversos. Outra saída é utilizar formatos que não sejam fechados ou proprietários, como o código HTML e OpenDocuments, ou a utilização de formatos específicos para determinados tipos de documentos.
    Focando na produção científica, um dos maiores problemas com a produção e disponibilização de documentos eletrônicos ainda é o de direitos de propriedade intelectual. Embora a maioria das bases de dados ofereçam acesso mediante assinatura ou compra dos documentos, uma vez que a pessoa possui uma cópia dele é difícil controlar a realização de outras cópias ou distribuição irregular do documento. Embora já existam alguns modelos de criptografia e restrição de número de acessos, ou mesmo a utilização de formatos que só podem ser abertos em determinados aparelhos, o controle para evitar que um documento se torne bem comum ainda esbarra em diversos obstáculos, já que, ao mesmo tempo em que se desenvolvem tecnologias e soluções, também são desenvolvidas novas maneiras de driblar esses mesmos sistemas de controle.
   No início da era digital comercial houve, inclusive, boatos de uma "era sem papel", onde as previsões diziam que num futuro próximo os documentos em papel seriam totalmente substituídos por suas versões digitais. É claro observar que, apesar de todo o pânico e especulações ainda se utilizam as versões impressas em diversos lugares, não só por não existir ainda versões digitais que sejam válidas como a impressa (no caso de alguns documentos de valor jurídico), mas também pelo simples fato de que muitas pessoas ainda preferem a leitura de documentos em papel, utilizando a tecnologia para criar e revisar trabalhos mas acabando por imprimir a versão final. Mesmo que leitores e editores de texto atuais já permitam a inclusão de anotações e grifos num texto, para muitos a leitura de imersão ainda funciona melhor no papel, além de ainda persistir a noção de que um documento em papel tem um valor e importância maiores por apresentarem algo físico, com uma credibilidade que as versões digitais ainda não têm.

Referências utilizadas

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. FAQ. Disponível em: <http://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital>
WIKIPEDIA. Electronic document. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_document>
LIU, Ziming. Paper to digital: documents in the Information Age. Westport : Libraries Unlimited, 2008.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.