Tendências atuais: Internet das Coisas (IoT) e Big Data


Interconectividade é a palavra de ordem dos avanços das possibilidades de conexão através da internet entre os mais diferentes tipos de aparelhos e sistemas. Trata-se de tráfego de informação, envio e troca de informações via internet, criando-se uma nova maneira de todos se relacionarem com as coisas (equipamentos e objetos) de qualquer lugar, a qualquer hora e das coisas se relacionarem com outras via Inteligência Artificial. Temos aí o conceito da IoT – Internet of Things/Internet das Coisas. E surgem na vida cotidiana termos como casas inteligentes, carros inteligentes, roupas inteligentes.

Com a produção de tanta informação gerada por esse todo de objetos conectados o tempo todo na IoT temos o conceito de Big Data, um conjunto de dados em quantidade massiva gerada, demandando novas estratégias e instrumentos de gestão para lidar com eles.

No Big Data, não só quantidades imensas estão envolvidas, também volumes “menores” de dados, mas em quantidade tal que torna inviável sua coleta, análise e processamento por vias e procedimentos normais.

São desafios estruturais e políticos para dispor desse tipo de dados em pesquisas e em novas tecnologias: conexão, energia, organização e compartilhamento (portanto, interoperabilidade), e potencial de análise e compreensão de dados.


Fontes consultadas:

Big Data
- Tim Smith/CERN: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j-0cUmUyb-Y>. Acesso em: 05 abr. 2017.

Big Ideas
: How Big is Big Data? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eEpxN0htRKI>. Acesso em: 05 abr. 2017 

PASSARELLI, Brasilina. Portal NEXUS - da Informação ao Conhecimento. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/view.do?page=68#2>. Acesso em: 02 abr. 2017

© 2017 - 2025 by NeoCyber.