Bases de dados referenciais

São as bases de dados bibliográficos, catalográficos e de diretórios, tratando-se de fontes de informação secundária e terciária.

As BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS trazem a descrição de documentos disponíveis em outras bases e/ou bancos. É importante observar que base de dados difere de banco de dados, o qual é um conjunto de bases de dados e recebe também a denominação de plataforma ou portal.

Web of Science (WoS), Medline e ERIC são os exemplos destacados. A WoS é o maior banco de dados do mundo, e a Medline, uma das mais importantes bases da área da saúde e a primeira base bibliográfica criada, integra o banco da WoS. A Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) foi desenvolvida pelo U.S. National Institutes of Health (NIH) e é administrada pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), sendo a principal base de dados bibliográficos da National Library of Medicine.

Plataforma multidisciplinar, a WoS, originalmente conhecida como ISI Web of Knowledge, era em seu início uma base apenas referencial, com o tempo foi incorporando resumos e textos completos de artigos.

A base ERIC (Educacional Resources Information Center), mantida pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos, é a fonte de informação mais relevante de pesquisa na área de Educação, mas inclui também temas da Ciência da Informação, Sociologia etc.

As bases de acesso à bibliografia científica, que é caracterizada pelo conteúdo preciso e confiável, garantido por um processo muito específico de produção, geralmente são bases de acesso pago, e muito caras, funcionando por assinaturas feitas em geral por instituições de pesquisa. A USP mantém assinatura de quase 200 bases de dados.

Das bases nacionais, a CAPES, em seu papel promoção da ciência brasileira, mantém em seu Portal de Periódicos, além de bases internacionais, um banco de dados com o intuito de divulgar a produção científica nacional.

As BASES DE DADOS CATALOGRÁFICOS representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas. O Dédalus (Catálogo Coletivo das Bibliotecas da USP), os catálogos da Biblioteca Nacional e o LC Online Catalog, da Library of Congress, dos Estados Unidos, são bases deste tipo.

Um exemplo de BASE DE DIRETÓRIO é a The Librarian’s Yellow Pages. As bases de diretório contêm informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros.


Fontes consultadas:

Bases de Dados - SIBI/USP. Disponível em: <http://www.sibi.usp.br/bases-dados/>. Acessado em: 22 abr. 2017.

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS. Disponível em: <http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&previous_page=homepage&task=exact_term&interface_language=p&search_language=p&search_exp=MEDLINE>. Acessado em: 22 abr. 2017.

Ferramentas de pesquisa do Web of Science. Disponível em: <https://images.webofknowledge.com/WOKRS518B4/help/pt_BR/WOK/hs_research_tools.html>. Acessado em: 22 abr. 2017.

PASSARELLI, Brasilina. Portal NEXUS - da Informação ao Conhecimento. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/view.do?page=23#dados>. Acesso em: 02 abr. 2017


© 2017 - 2025 by NeoCyber.