Postagem realizada em: 25/04/2017 às 09:22:24 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rosana Nakata
No dia 24/04 os colegas Ana Karoline, Caio e Janine apresentaram seu seminário sobre bases de textos completos, dando seu conceito como bases que disponibilizam documentos completos coo legislações, patentes, periódicos, etc. Falaram também que as bases de dados digitais são uma evolução das bases bibliográficas, numa união com os mecanismos de busca que surgem com a Internet através de sites que hospedam o conteúdo.
Foram utilizados como exemplos as seguintes bases de dados: Oxford Living Dictionary, Encyclopedia Britannica, Science Direts, World Digital Library e Portal Domínio Público, dentre os quais o que mais chamou a minha atenção foi o da Encyclopedia Britannica. Sua homepage tem uma interface parecida com portais de notícias, com artigos ilustrados em diversas temáticas como destaques jornalísticos, questionários, listas, galerias e desmistificação de mitos. É uma interface de fácil navegação, com a barra de busca e as categorias destacados no topo da página inicial e os artigos identificados por cores diferentes segundo a categoria a que pertencem.
Apresenta também uma parte de exploração, com artigos sobre diversos temas que podem ser de interesse para estudantes com fatos históricos e biografias, assim como curiosidades sobre plantas e animais, religião e ciência. Há também uma listagem de artigos, listas e questionários mais buscados, blogs associados e a divisão em grandes grupos de conhecimento para exploração do conteúdo da enciclopedia. Ao clicar em um artigo há sugestões de outras entradas e artigos da mesma categoria, assim como links para aprender mais sobre o tópico apresentado.
No rodapé da página inicial há links para outros sites do grupo da Encyclopedia Britannica, para aplicativos mobile, páginas internacionais, informações editoriais e também para os perfis em redes sociais. Não há muita poluição ou interferência de propagandas ou popups durante a navegação, ao contrário de outras bases de dados mostradas.
Foram utilizados como exemplos as seguintes bases de dados: Oxford Living Dictionary, Encyclopedia Britannica, Science Direts, World Digital Library e Portal Domínio Público, dentre os quais o que mais chamou a minha atenção foi o da Encyclopedia Britannica. Sua homepage tem uma interface parecida com portais de notícias, com artigos ilustrados em diversas temáticas como destaques jornalísticos, questionários, listas, galerias e desmistificação de mitos. É uma interface de fácil navegação, com a barra de busca e as categorias destacados no topo da página inicial e os artigos identificados por cores diferentes segundo a categoria a que pertencem.
Apresenta também uma parte de exploração, com artigos sobre diversos temas que podem ser de interesse para estudantes com fatos históricos e biografias, assim como curiosidades sobre plantas e animais, religião e ciência. Há também uma listagem de artigos, listas e questionários mais buscados, blogs associados e a divisão em grandes grupos de conhecimento para exploração do conteúdo da enciclopedia. Ao clicar em um artigo há sugestões de outras entradas e artigos da mesma categoria, assim como links para aprender mais sobre o tópico apresentado.
No rodapé da página inicial há links para outros sites do grupo da Encyclopedia Britannica, para aplicativos mobile, páginas internacionais, informações editoriais e também para os perfis em redes sociais. Não há muita poluição ou interferência de propagandas ou popups durante a navegação, ao contrário de outras bases de dados mostradas.