Comentário sobre a aula “Bases de Dados Referenciais - Catalográficas/Bibliográficas.”

 

A partir dos pontos discutidos na aula “Bases de Dados Referenciais - Catalográficas/Bibliográficas”, segue um comentário sobre recuperação da informação:

 

Segundo Guimarães (2009), a análise documental (AD) tem como preocupação a identificação do conteúdo intelectual de um documento. Este procedimento tem como ferramentas o resumo, que condensa o documento para difusão, e a indexação, que auxilia no processo de recuperação. A análise documental concebe a função de representação do documento fazendo distinção da versão original para facilitar seu acesso pelo usuário e retomada da informação. Na Documentação, a representação, fazendo uso das linguagens documentárias que tratam e recuperam a informação, age a favor da identificação material do documento, sendo essa a base da catalogação. A indexação e o resumo, como processos e produtos, condensam o conteúdo dos textos-base. Estes elementos são unidos pelo objetivo da recuperação da informação.

 

Referência:

 

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. // Ibersid,  p.105-117, 2009. Acesso 20/04/2017. Disponível em:

http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/3730


© 2017 - 2025 by NeoCyber.