Postagem realizada em: 30/05/2017 às 13:54:40 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Sandro Martin Rodrigues

Os buscadores de maior popularidade são o Google e o Yahoo! Eles se
destacam por agregar algoritmos de busca eficientes e oferecer bases diferenciadas para buscas mais específicas. Os dois possuem uma base de dados dedicada à indexação de imagens.
Tomando o Google como exemplo: ele possui uma base de dados apenas de documentos acadêmicos (papers, teses, etc.), o Google Scholar. Ele foi o pioneiro no conceito de Page Ranking, que ordena os resultados com base no número de referências de cada resultado em outras páginas da WWW.
Recentemente fechou um acordo com algumas das maiores bibliotecas do mundo para digitalizar o conteúdo de mais de 16 milhões de livros, com o intuito de permitir que grande parte deles possa ser consultada via internet.
O Google tem uma variedade de serviços e ferramentas além da sua busca básica pela web. Podemos citar alguns exemplos:
1) O Google Adsense ajuda você a gerar receita para seu site, com anúncios relevantes, ou seja, eles aparecem de acordo com o conteúdo que seu site oferece.
2) Os Alertas do Google são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.), com base nos termos ou tópicos que você definir.
3) O Google Analytics é um serviço do Google que mostra a porcentagem de visitas por mês, o navegador dos visitantes, sistema operacional, a localização geográfica, etc.