Postagem realizada em: 09/06/2017 às 00:54:54 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Luzia Saeko Kanashiro
Recursos de busca na Internet - Google
O Google “tem de tudo” mas não “tem tudo”, como ficou caracterizado no imaginário popular. A pesquisa feita em sua ferramenta de busca atinge cerca de 25% do que está na web, apenas o que é de acesso livre, aberto. A maior parte do conhecimento e das informações dispostas na e pela rede estão em bases protegidas por direitos autorais e no que se denomina Deep Web.
Atualmente o Google atua sob uma holding, a Alphabet, criada em 2015, com produtos em áreas não apenas ligadas à Internet, como atua em campos bem diversificados que vão da educação à distância, automação de transporte, geoinformação, biotecnologia, longevidade humana a fundos de capital e investimento.
As criações e negócios em que o Google esteve envolvido trouxeram não só novas tecnologias, produtos, sistemas, mas novos comportamentos, novas habilidades, demandaram novos conhecimentos, fenômenos que alteraram a economia tradicional levando a uma nova economia.
Os produtos relacionados à Internet foram mantidos sob o nome de Google:Chrome, Gmail, Google Maps, Android, YouTube. Além do motor de busca.
O foco do desenvolvimento da ferramenta de motor de busca do Google era: pesquisa recuperada relevante para o usuário e muito rápida. O sistema que torna isso possível (milhões de resultados quase que instantaneamente) tem como base o uso de algoritmos. Nos motores de busca, a passagem da linguagem natural, o que é digitado na busca, para a linguagem artificial, a indexação das páginas nos seus servidores, é feita por algoritmos e não em termos de linguagem.
O rankeamento dos sites nos resultados de busca segue o critério de incidência quantitativa. Pesquisas mostram que para um bom posicionamento no Google, são importantes a quantidade de links que direcionam para a página e também a qualidade destes, ou seja, é preciso que os links recebidos pela página forneçam à ela força e credibilidade (perante o Google)..
Fontes consultadas:
http://nexus.futuro.usp.br/view.do?page=21
https://olhardigital.com.br/pro/noticia/hoje-e-o-ultimo-dia-do-google-veja-o-que-muda/51871
https://www.tecmundo.com.br/alphabet/94080-alphabet-entenda-organizacao-dona-da-google.htm
https://olhardigital.com.br/noticia/google-mostra-aos-usuarios-como-funciona-sua-ferramenta-de-busca/33012
http://resultadosdigitais.com.br/blog/os-principais-fatores-que-influenciam-nos-resultados-de-busca/