[Lucas dos Santos Costa] [Noite] [2018]
Postagem realizada em: 19/03/2018 às 22:07:10
Autor: Lucas Costa
História do Software Livre
Comprar CDs para tocar músicas se tornou um hábito do passado. Dificilmente alguém hoje ouve músicas que não estejam em formato digital armazenadas no computador ou em serviços de streaming. Do mesmo modo assistir televisão é cada vez mais um comportamento apenas dos mais velhos ou de certos ainda de grupos excluídos do universo digital, já que a Netflix disponibiliza por preços acessíveis o acesso a uma diversidade de conteúdo audiovisual. Por esta empresa as locadoras chegaram a falência. Se isto pareceria impensável a uns 15 anos atrás, podemos afirmar que grande parte dessa evolução foi possível graças ao movimento do software livre.
Sua origem pode ser remontada aos anos 80, na criação da licença GNU por um ex-funcionário do MIT, Richard Stellman. Durante o período em que trabalhou no instituto, Richard identificou uma falha no software de uma impressora Xerox e entrou em contato com a empresa para corrigir o problema. Com a não liberação do código fonte pela empresa, ele decidiu criar uma organização que desse garantia legal a todos que quisessem criar, editar e compartilhar softwares, a licença GPL. Já imerso no movimento criado pela GNU, Linus Torvalds cria o que hoje é o principal sistema operacional de software livre do mundo, o Linux.
A instituição criada por Stellman, Free Software Foundation (FSF), considera um software livre aquele que segue estes 4 requisitos:
- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
- A liberdade de estudar o programa, e adaptá-lo para as suas necessidades.
- A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
- A liberdade de modificar (aperfeiçoar) o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Por essa descrição um software livre não é apenas um software gratuito, pois
Inspirados nas propostas da GNU, Lawrence Lessig, em 2001, cria a organização Creative Commons,