Postagem 3 - Deborah - noturno 2018
Postagem realizada em: 09/04/2018 às 21:30:01 - Última atualização em: 09/04/2018 às 21:47:45
Autor: Deborah Santos

Atividade - Internet of Things e Big Data
O que é Internet of Things (IoT)
Usualmente traduzido por Internet das Coisas, o IoT aumentará muito volume de informações coletadas, pois incorpora informações recolhidas por equipamentos do dia a dia. É comum ver demonstrações com geladeiras ligadas na internet, que sabem quando está acabando o leite e os ovos, e são capazes de pedir reposição automaticamente para o supermercado. Temos cafeteiras que ligam automaticamente 30 minutos antes de você acordar, assim como sistemas de calefação que sabem em que horário você volta do trabalho e qual sua temperatura preferida em casa. Ou seja o Google vai saber quando estamos com pouco yogurt e vai mostrar propagandas, e o Waze vai mostrar automaticamente um caminho que possibilita uma paradinha no supermercado.
Big Data - exemplo:
Toda vez que acessamos o Facebook, ou fazemos uma pesquisa no Google, usamos o smartphone para descobrir o melhor caminho até o trabalho usando o Waze, estamos gerando informações. O Facebook não grava apenas as curtidas, mas também o que vimos, por quanto tempo, quais perfis visitamos, em que links clicamos. Por esse motivo as empresas têm múltiplos megacentros de processamento de dados, super avançados.
Essas informações são utilizadas atualmente para descobrir para quem mostrar anúncios diversos e determinar o ranqueamento de uma postagem, seja ela paga ou não. São informações que se traduzem em valor negociável, um serviço que se torna valioso justamente porque extrai as informações relevantes de um oceano de dados, antes intratável.