#03 - Jaron Lanier


Jaron Lanier é um cientista da computação americano, mais conhecido por popularizar o termo realidade virtual. Um pioneiro neste campo, Lanier e Thomas G. Zimmerman deixaram a Atari em 1985 para fundar a VPL Research, Inc., a primeira empresa a vender óculos de realidade virtual e luvas. No final da década de 1990, Lanier trabalhou em aplicativos e, nos anos 2000, foi professor visitante na Silicon Graphics e em várias outras universidades. Mais recentemente, ele atuou como consultor da Linden Lab em seu produto virtual no mundo Second Life, e como "estudioso" na Microsoft Research, onde trabalhou no dispositivo Kinect para Xbox 360.

Lanier também é conhecido como compositor de música clássica e colecionador de instrumentos raros; Seu álbum acústico, Instrumentos de Mudança (1994), apresenta instrumentos asiáticos de sopro e cordas. Lanier foi diretor de um curta-metragem experimental e se juntou a Mario Grigorov para compor a trilha sonora do documentário The Third Wave (2007). Como autor, Lanier escreveu uma coluna para a revista Discover; Seu livro, You Are Not a Gadget (2010), é uma crítica da Web 2.0.

Em seu livro You Are Not a Gadget (2010), Lanier critica a mente coletiva da Web 2.0 (sabedoria da multidão) e descreve o código aberto e a expropriação de conteúdo aberto da produção intelectual como uma forma de "maoísmo digital".

Lanier argumenta que os desenvolvimentos da Web 2.0 retardaram o progresso e a inovação e glorificaram o coletivo em detrimento do indivíduo. Ele critica a Wikipedia e o Linux como exemplos desse problema; Wikipedia por sua "regra da máfia" por editores anônimos, a fraqueza de seu conteúdo não-científico e seu descrédito por especialistas. Lanier também argumenta que há limitações para certos aspectos do movimento de código aberto e de conteúdo, na medida em que lhes falta a capacidade de criar algo verdadeiramente novo e inovador. Por exemplo, qu o movimento de código aberto não criou o iPhone. Em outro exemplo, Lanier afirma que a Web 2.0 torna os mecanismos de busca preguiçosos, destrói o potencial de sites inovadores como o Thinkquest e dificulta a comunicação de ideias como a matemática para um público mais amplo.

Fonte: http://www.browsebiography.com/bio-jaron_lanier.html


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