Seminário em Grupo 1: Bases de Dados Referenciais - Catalográficas/Bibliográficas


O primeiro seminário em grupo deste semestre abordou o tema Bases de Dados Referenciais - Catalográficas/Bibliográficas. A apresentação buscou mostrar as principais características desse assunto por meio de seis diferentes sistemas utilizados para pesquisas de base dados pertencentes a bibliotecas e centros de informação no Brasil e no mundo.

Inicialmente, foi apresentado o sistema atualmente utilizado pela USP: o Dedalus. Adquirido pela instituição em 1996 e pertencente ao software Aleph, ele foi responsável por uniformizar as buscas entre as mais de 40 bibliotecas de domínio da Universidade, agregando catálogos individuais, automatizados e outras formas de pesquisas. É possível fazer a consulta das obras no acervo pelos campos título, autor, assunto selecionado, editora e gênero/forma.

Após isso, conhecemos o Pergamum, uma plataforma utilizada por diversos centros de informação brasileiros, como, por exemplo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trata-se de um sistema que abarca as funções principais de uma Biblioteca, atuando de forma integrada, com o intuito de facilitar a administração das bases e bancos de dados, dos centros de informação, e, ainda, aprimorar os serviços oferecidos aos usuários. A plataforma é comercializada desde 1997 e atualmente está presente em mais de 424 instituições, ultrapassando a marca de 8000 bibliotecas em território brasileiro.

Em seguida, o grupo falou sobre a PubMed, uma plataforma de pesquisa que dá acesso a uma das mais famosas bases de dados mundiais quando o assunto é medicina: a MEDLINE. Responsável por trazer citações e resumos de artigos na área da biomedicina, o sistema possui em torno de 4.800 títulos publicados nos Estados Unidos e em mais de 70 países de todo o mundo, desde a década de sessenta até os dias atuais.

Na sequência, foi retratado o Sistema Integrado de Informação Bibliográfica da Universidade de Coimbra (SIIB/UC), atualmente estruturado dentro do sistema Millennium (Innovative Interfaces). Ele oferece, dentro das bases de dados dessa universidade, várias formas para o usuário obter acesso à informação procurada, entre as quais merecem destaque: pesquisa, listas mensais de novos títulos, reserva de documentos online e renovação de empréstimos (as duas últimas exclusivas para usuários registrados).

O penúltimo modelo apresentado foi o da Psicodoc, uma base de dados internacional online com interface trilíngue (espanhol, inglês e português) que possibilita a busca bibliográfica e o acesso ao texto completo das publicações científicas sobre psicologia e outras áreas afins. Essa plataforma, gerida pelo Conselho de Psicólogos de Medri, começou a ser alimentada na década de setenta e hoje conta com publicações periódicas, anais de conferências e livros, nos idiomas espanhol, inglês e português.

O grupo concluiu o seminário abordando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Segundo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o Ibict, a BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também incentiva o registro e a publicação desses documentos em meio eletrônico. A Biblioteca, desenvolvida e mantida pelo Ibict, possibilita que, em parceria com instituições brasileiras de ensino e pesquisa, a comunidade nacional de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, com o objetivo de ampliar a visibilidade de sua produção científica.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.