Resenha 1 - análise de um guia apresentado na disciplina “Recursos Informacionais I” em 2017
Postagem realizada em: 16/04/2018 às 21:14:44 - Última atualização em: 07/05/2018 às 19:37:58
Autor: Lígia Mosolino de Carvalho
Resenha 1 - análise de um guia apresentado na disciplina “Recursos Informacionais I” em 2017
Foi analisado o trabalho “Guia de Teatro Oriental” dos alunos Ana Eliza Duarte, Eduardo Dias e Maria Helen, apresentado para a disciplina “Recursos Informacionais I” no segundo semestre de 2017.
O layout do trabalho é bem interessante e diferente o usual, mantendo a formalidade acadêmica e agregando arte criativa à apresentação do guia. O guia reuniu obras secundárias e terciárias sobre Teatro Oriental, a partir de levantamento bibliográfico nas bibliotecas da ECA-USP e da FFLCH-USP. Seu público alvo envolve tanto pesquisadores quanto leigos interessados no tema.
O guia começa com uma breve apresentação temática do Teatro e, especificamente, do Teatro Oriental, seguido de uma apresentação das duas bibliotecas consultadas, onde as obras nele descritas podem ser encontradas. Então, o guia explica de forma clara e didática como ele pode ser utilizado, facilitando a compreensão do leitor.
O Teatro Oriental abarcado envolve o Teatro Indiano, o Teatro Chinês, o Teatro Japonês, o Teatro Persa, e o Teatro Turco. Os matérias analisados foram separados segundo os seguintes assuntos: História Mundial do Teatro, Dicionário de Teatro, Historia del Teatro Universal, História breve do teatro, “Indian theatre: tradicions of performance”, Dicionário de balé e dança, “Edward Gordon Craig e o Uber-Marionette: a pedagogia da morte do ator e uma interface com o teatro da Índia”, Teatro de sombras – técnica e linguagem, Dicionário de Teatro, O Teatro Nô e o Ocidente, Teatro Xiita – o drama de Karbala, e, por fim, “Do paraíso à solidão: modernidade em La Hija de Rappaccini, de Octavio Paz”.
O guia aqui analisado apresenta, então, as casas publicadoras destas obras, a saber: Editora Perspectivas, Editora Verbo, Editora Jorge Zahar, Editora University of Hawaii Press, Editora Annablume e Editora UDESC. Por fim, é apresentado, segundo as normas da ABNT, as referências utilizadas neste guia. Achei o trabalho bastante interessante tanto na sua temática, quanto visualmente e quanto ao seu detalhamento.