Internet of things
Postagem realizada em: 03/05/2018 às 16:38:25
Autor: Maria Felicio

Internet of things
Como é chamado, IoT (Internet of Things) é uma rede de dispositivos interconectados, como computadores, carros, smartphones, utensílios de cozinha, monitores cardíacos, etc. Conforme a tecnologia avança, até mesmo dispositivos com funções básicas como relógios, marca-passos cardíacos, controles remotos, etc. , terá sensores embutidos capazes de coletar e trocar dados pela Internet. Estes podem ser controlados por um dispositivo remoto. Os sensores e os chips geralmente coletam dados, mas não os processam. Eles enviam para outro lugar para análise. Os dados sobre o desempenho de gadgets inteligentes e padrões de uso do cliente geralmente são coletados e analisados.
A Internet das Coisas gera fluxos rápidos de dados úteis. O desafio diante das empresas é armazenar grandes quantidades de dados e fazer o melhor uso deles. É aqui que o Big Data desempenha um papel importante.
Um número cada vez maior de gadgets agora usa tecnologias inteligentes para gerar dados por meio de sensores incorporados. Um carro com aplicativos inteligentes instalado nele, um dispositivo doméstico inteligente que monitora a temperatura em ambientes fechados, um rastreador de fitness que envia as etapas de uma rotina de exercícios para o aplicativo do seu telefone - todos esses são exemplos da Internet das Coisas (IoT). Esses dispositivos estão conectados à Internet. Estima-se que até 2020, haverá 24 bilhões de dispositivos IoT em todo o mundo, o que resultaria naturalmente na geração de grandes volumes de dados. O universo digital está definido para atingir 40 zetta bytes até 2020. Assim, a IoT fornece as informações enquanto o Big Data atua para obter insights que tornarão esses dispositivos os precursores de uma nova era tecnológica.
O IoT é composto de:
-
Ecossistema IoT: O ecossistema IoT inclui todos os elementos, como um painel, remoto, gateways, rede, segurança e armazenamento, que permitem que dispositivos sejam conectados a seus usuários - empresas, governo e consumidores.
-
Entidade: são os usuários, como empresas, governo e consumidores, que usam os dispositivos e geram os dados. Eles compõem o grupo que pode se beneficiar da análise dos dados.
-
Camada física: essa camada consiste no hardware físico do ecossistema da IoT. Isso inclui os dispositivos, sensores incorporados, equipamentos de rede, gateways / chaves físicas, etc.
-
Camada de rede: essa camada é responsável principalmente por transferir os dados gerados e coletados na camada física para outros dispositivos.
-
Camada de aplicação: Essa camada é principalmente intangível, pois contém os protocolos usados ??para compartilhar dados em dispositivos heterogêneos. Ele também consiste na interface que ajuda diferentes dispositivos a se identificar e se comunicar de maneira eficiente.
-
Remoto: o controle remoto permite que as entidades controlem e se conectem a seus dispositivos IoT por meio de um painel, como um aplicativo. Exemplos de controles remotos são PCs, smartwatches, TVs conectadas, tablets, smartphones etc.
-
Painel: o painel está incluído no controle remoto, permitindo que as entidades controlem e gerenciem o ecossistema da IoT.