Postagem referente à aula de 23042018


Paulo Sérgio Ramos da Costa – nº USP 1347617 – Biblioteconomia / Matutino 2018

Profª Brasilina Passarelli

 

Blog da disciplina Recursos Informacionais II – Matutino – Paulo Sérgio 2018

Postagem referente à aula de 23/04/2018

 

Descrição Sintética do Portal do IBICT –

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

 

No canto superior direito, há um campo para busca de assuntos em todo o portal (Disponível em: <http://www.ibict.br/>. Acesso em: 01 maio 2018) ou com ênfase nos eventos ou notícias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tela principal permite o desvelamento de seis abas; cada uma descortina subtemas que se abrem em janelas. Por exemplo, a aba ‘Sobre o IBICT’ permite acessar informações sobre o histórico, missão e atuação do Instituto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tela principal apresenta um outro menu em que seis novas abas se abrem para:

1-      Informação para a sociedade;

2-      Informação para a pesquisa;

3-      Informação para gestão em CT&I;

4-      Pesquisa e Pós-graduação;

5-      Tecnologias para Informação;

6-      Publicações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tendo em vista que o desenvolvimento de pesquisas em Ciência da Informação é uma das principais funções do IBICT, a aba ‘Informação para a Pesquisa’ disponibiliza, por exemplo, novos campos para consulta, dentre eles a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)[1] e a Biblioteca do IBICT.[2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A aba 'Publicações’ abre-se para os campos dos periódicos Ciência da Informação, Inclusão Social[3] e Liinc em Revista[4] e para o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (disponível para consulta e download).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depreende-se, pois, que o portal analisado constitui um exemplo de base de dados de texto completo, a “base de dados que contém o texto integral dos documentos indexados” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 44)[5].

 


[1] Tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos. O IBICT coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave, etc.) das teses e dissertações, sendo que o documento original permanece na instituição de defesa. 

[2] A Biblioteca do IBICT possui um acervo especializado em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, formado por monografias, publicações seriadas, anais de eventos, relatórios, memória técnica, documentos eletrônicos, multimeios e obras de referência. Oferece os seguintes produtos e serviços de informação: catálogo online do acervo da Biblioteca, levantamento bibliográfico sob demanda, pesquisa no Portal de periódicos da Capes, catalogação na fonte das publicações do IBICT, normalização de referências dos periódicos Ciência da Informação e Inclusão Social, serviços de cópias de documentos por meio do Comut e reprografia, alerta bibliográfico, doação de duplicatas, visita orientada (agendamento prévio) e acesso à Internet para pesquisa.

[3] A periodicidade de Ciência da Informação e Inclusão Social está com interrupção temporária causada por problemas técnicos no ambiente tecnológico.

[4] A Liinc em Revista é uma publicação do Laboratório Interdisciplinar em Informação e Conhecimento, um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o IBICT, voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo. Acesse a revista em: <http://revista.ibict.br/liinc/>.

[5] CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008, p. 44.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.