Análise do Seminário em grupo 4 - Bases de Dados do ISI
Postagem realizada em: 14/05/2018 às 21:25:29
Autor: Lígia Mosolino de Carvalho
Análise do Seminário em grupo 4 - Bases de Dados do ISI
O Seminário 4 foi, no período noturno, apresentado no dia 14 de maio de 2018, apenas pelo aluno Pedro Luiz Alacarini.
O Institute for Scientific Information (ISI) foi criado em 1958 na Pensilvânia (EUA), por Eugene Garfield. Foi adquirido pela Thomson Corporation em 1992, passando a ser conhecida como Web of Knowledge Thomson Reuters, e, então, pela Onex e Baring Private Equity Asia em 2016, tornando-se parte da Clarivate Analitycs. Hoje, denomina-se como WEB OF SCIENCE.
O ISI não é uma editora, então ele precisa de contrato de copyright com os grandes grupos editoriais, por isto nem sempre é possível acessar texto completos por meio dele, em alguns casos acessa-se apenas os dados e citação do material.
Ela oferece como produtos e serviços os Índices de citação de artigos dos principais títulos de periódicos; os "current contents"; os índices de conteúdos de livros, de anais de eventos e de revisões científicas; a análise de títulos de periódicos; o fornecimento de documentos e texto completo de artigos, dentre outros.
A Web of Science é “guarda-chuva” da Corrent Contents Connect, Derwent Innovation Index (mais importante base de patentes do mundo), KCI (base de dados de periódicos coreanos), Russian Science Citation Index, SciELO Citation Index.
No Brasil, é possível termos acesso, na USP, à Web of Science pelo Portal CAPES. A produção brasileira é publicada e acessada principalmente através do SciELO (Scientific Electronic Library Online).
Um dos serviços que a Web of Science é o JCR (Journal Citation Report), que oferece recursos para avaliação de títulos dos seus periódicos. Ele permite conhecer o total de citações feitas a um determinado título de periódico; medir seu fator de impacto; conhecer os periódicos que citaram um título pesquisado ou os periódicos citados por outro; e medir o tempo de vida das citações.
O gerenciador de referências EndNote também é oferecido pela Web of Science.