Seminário em Grupo 4: Bases de Dados do ISI: Eugene Garfield
Postagem realizada em: 14/05/2018 às 21:29:46 - Última atualização em: 12/06/2018 às 19:26:03
Autor: Eduardo Dias

A indexação de citações, criada por Eugene Garfield (1925 – 2017), é conhecida por ter fornecido dados para avaliação do impacto de um determinado trabalho científico, com base na frequência em que a pesquisa aparecia em notas de rodapé ou era citada por outros cientistas.
Consequentemente, a evolução dessas análises levaram ao desenvolvimento de múltiplos bancos de dados de citação, como o famoso Web of Science, atualmente pertencente à Clarivate Analytics, ferramenta que informa fatores de impacto e outros dados de citações para milhares de publicações científicas em todo o globo terrestre.
O sucesso dessa plataforma deu-se à medida em que ela passou a permitir que os usuários seguissem links de citações para encontrar as pesquisas especializadas mais interessantes para os desenvolvimento dos seus trabalhos.
Já nos dias atuais, a invenção de Garfield consolida-se como um guia eficiente para o amplo universo da pesquisa, considerando sua incorporação e ampliação na Web of Science online, utilizando a rede mundial de computadores. As estatísticas do seu corpo de citações, documentando as pesquisas mais influentes em qualquer área como diretamente julgadas pelos próprios pesquisadores, oferece a base para avaliação e comparação do desempenho em pesquisas de regiões, nações, pessoas e até instituições.
Dessa forma, o legado de Garfield parece ter revolucionado o modo como as pesquisas são acessadas e analisadas em todo o globo, figurando como grande contribuição à pesquisa e à ciência da informação da década de sessenta até este início de século vinte e um.