Luciana Nascimento - noturno - 2018 - Seminário 7


Seminário - Grupo 7: Plataformas abertas: Wikipedia e seus congêneres

O grupo composto pelos alunos  Jéssica, João e Lucas iniciaram a apresentação com um histórico de desenvolvimento da internet, para dar um panorama do contexto tecnológico que propiciou o surgimento das plataformas abertas.

Citam mais detalhadamente a plataforma aberta mais conhecida, a Wikipedia, que é uma enciclopédia online de livre acesso, alimentada de forma colaborativa e editada de modo coletivo também. A manutenção financeira da plataforma também se dá de maneira colaborativa em boa parte, com venda de objetos - bottons, camisetas, canecas, etc - e com doações.

O grupo mostrou outras plataformas que funcionam de modo colaborativo, como a Scholarpedia, cujo viés é mais acadêmico e a colaboração é feita por especialistas. Já a manutenção financeira não é por doações ou vendas, mas sim unicamente pela Brain Corporation, empresa voltada para robótica, cuja produção de pesquisas da plataforma auxiliam bastante no desenvolvimento de seus projetos.

Outros exemplos foram dados, como a Wikihow, Wiki ,4chan e filmow que são plataformas grandes de categorias bastante variadas e pouco acadêmicas.

É importante mencionar que o grupo falou também do Big Data e do quanto a produção e captação de dados a partir dos registros que deixamos nas mais variadas plataformas e aplicativos alimentam um processamento profundo de dados. Tal processamento tem cada vez mais ditado comportamentos e condutas empresariais e midiáticas.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.